Sem dúvidas, quando o assunto é saúde, sabemos que existem inúmeras possibilidades de doenças, especialmente quando não as diagnosticamos com antecedência ou quando não temos o conhecimento básico sobre elas. Por esse motivo, hoje iremos falar sobre os primeiros finais da osteoartrite, que apesar de ser uma doença séria, é bastante comum na população.
Por isso, continue lendo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre a doença!
Antes de tudo, podemos definir que a osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença que tende a afetar as articulações do corpo. Em consequência disso, ela causa desgaste de cartilagem, inflamações, especialmente na região das mãos, joelhos e quadris.
No entanto, a osteoartrite também pode atingir outras regiões menos comuns do corpo — mas que são componentes da articulação — como os ossos, ligamentos, líquidos e membranas sinoviais.
De maneira prática, quando a cartilagem não apresenta um bom funcionamento ou existe a falta dela, vemos o deslizamento de ossos ocorrer de maneira indevida. Com isso, o portador da doença começa a sentir dores de maneira crônica, onde o quadro tende a se agravar em um futuro mais adiante.
Em geral, os primeiros sintomas que podemos entender como sinais que podem indicar o surgimento de artrose são as dores que acontecem quando realizamos algum tipo de movimento e depois repousamos. Geralmente, essas dores ficam centradas nos quadris e joelhos, especialmente ao subir uma escada, levantar de uma cadeira, e entre outros movimentos relacionados.
Com o passar do tempo, esses incômodos podem se transformar em fortes dores, causando inchaços, sensação de crepitação e rigidez.
Para resolver esse problema, de maneira preventiva, é crucial realizar uma consulta médica com um profissional da saúde especializado na área. No entanto, devemos salientar que a osteoartrite tende a ocorrer em indivíduos que estão chegando na terceira idade, mas ela também pode ocorrer por outros motivos, como por exemplo:
• Atividades domésticas ou profissionais que estimulem movimentos repetitivos;
• Predisposição genética;
• ossos com algum tipo de deformidade;
• traumas em articulações, seja por meniscos ou ruptura de ligamentos;
• Obesidade.
• Tende a ocorrer mais no sexo feminino.
Para essa doença, devemos providenciar o tratamento imediato — uma vez que ela não tem cura. No tratamento, o profissional habilitado irá ajudar o paciente e reduzir os sintomas causados pela doença, que são as dores e inchaços. De maneira prática, as recomendações no tratamento são sempre a prática de exercícios físicos combinados a um aeróbico cabível para o estágio da doença, e onde ela está localizada.
Além disso, também existem alguns tratamentos tópicos, como é o caso de injeções e comprimidos para aliviar dores e inflamações! Para casos mais graves, o mais indicado é a famosa cirurgia de articulação, onde é colocada uma prótese. Nesses casos, observamos uma grande melhoria na qualidade de vida do portador da doença, controlando a dor e melhorando os movimentos de maneira confortável.
Gostou deste artigo? Conforme vimos, a osteoartrite é uma doença comum, mas que deve ser tratada o quanto antes. Por isso atente-se aos sintomas abordados nesse artigo e procure um médico de confiança para diagnósticos mais precisos.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, acesse agora mesmo o nosso blog ou realize uma consulta com um de nossos especialistas.
https://www.santapaula.com.br/blog/osteoartrite-ou-artrose-saiba-como-identificar-os-sintomas-e-o-que-fazer/
Em setembro celebramos o Mês do Ortopedista, uma data que reconhece a importância dos médicos especializados em tratar lesões e doenças relacionadas
Ler maisConforme estudos, a suplementação com colágeno do tipo I e tipo II podem trazer grandes benefícios para a nossa saúde.
Ler maisO desgaste articular é um problema de saúde comum que pode limitar a qualidade de vida.
Ler maisQuando falamos sobre artrite, estamos nos referindo a inflamações que acontecem nas articulações. A cartilagem faz com que os nossos ossos possam.
Ler mais