Puberdade Precoce

A puberdade é uma fase natural do ser humano, marcada pela transição da infância para a vida adulta, em que ocorrem modificações no corpo e maturação sexual. Considera-se precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 em meninos, fazendo com que a criança adquira características adultas antes da idade ideal.

Sintomas / Diagnóstico

As causas da puberdade precoce não são cientificamente comprovadas. No entanto, existem alguns fatores ligados ao desenvolvimento puberal, como genéticos, nutricionais, ambientais, étnicos e socioeconômicos, que podem acabar impactando no desenvolvimento da doença. Estuda-se também que ela possa surgir a partir de anomalias estruturais ou tumores no cérebro, além da neurofibromatose, do hipotireoidismo grave, tratamentos predecessores com radiação e até mesmo hereditariedade.

Seus sintomas apresentam variações, sendo os principais o estirão de crescimento precoce, surgimento de pelos púbicos e nas axilas ainda durante a infância e desenvolvimento prematuro das mamas, testículos e pênis. Enquanto os meninos passam a ter aparência masculina rapidamente, as meninas também podem passar a menstruar.

A puberdade precoce pode ser dividida em 2 grandes grupos, apresentando-se como central (PPC) ou periférica (PPP).

Puberdade Precoce Central (PPC):

– Tipo mais comum

– Causada por anormalidade no sistema nervoso central (SNC)

– Ativação precoce das glândulas que regulam o aparelho reprodutor

– Características sexuais adequadas ao sexo da criança

Puberdade Precoce Periférica (PPP):

– Causada pelo excesso de secreção de hormônios sexuais

– Apresenta ou não características sexuais adequadas ao sexo da criança (feminização de meninos e virilização de meninas)

– Pode ser originária de tumores ou exposição a esteroides

Além do exame clínico, o diagnóstico é baseado em exames de sangue para conferência hormonal, radiografias e exames de imagem. Já seu tratamento deve ser individualizado e pode ser é inteiramente baseado em terapias hormonais, e deve possuir o acompanhamento de um pediatra ou médico especialista.

Acompanhe as principais notícias, informações e dicas sobre puberdade precoce em nossas redes sociais: 

   

Referência: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AtualizeA6N4.pdf  

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Adium TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi