A puberdade é uma fase natural do ser humano, marcada pela transição da infância para a vida adulta, em que ocorrem modificações no corpo e maturação sexual. Considera-se precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 em meninos, fazendo com que a criança adquira características adultas antes da idade ideal.
As causas da puberdade precoce não são cientificamente comprovadas. No entanto, existem alguns fatores ligados ao desenvolvimento puberal, como genéticos, nutricionais, ambientais, étnicos e socioeconômicos, que podem acabar impactando no desenvolvimento da doença. Estuda-se também que ela possa surgir a partir de anomalias estruturais ou tumores no cérebro, além da neurofibromatose, do hipotireoidismo grave, tratamentos predecessores com radiação e até mesmo hereditariedade.
Seus sintomas apresentam variações, sendo os principais o estirão de crescimento precoce, surgimento de pelos púbicos e nas axilas ainda durante a infância e desenvolvimento prematuro das mamas, testículos e pênis. Enquanto os meninos passam a ter aparência masculina rapidamente, as meninas também podem passar a menstruar.
A puberdade precoce pode ser dividida em 2 grandes grupos, apresentando-se como central (PPC) ou periférica (PPP).
Puberdade Precoce Central (PPC):
– Tipo mais comum
– Causada por anormalidade no sistema nervoso central (SNC)
– Ativação precoce das glândulas que regulam o aparelho reprodutor
– Características sexuais adequadas ao sexo da criança
Puberdade Precoce Periférica (PPP):
– Causada pelo excesso de secreção de hormônios sexuais
– Apresenta ou não características sexuais adequadas ao sexo da criança (feminização de meninos e virilização de meninas)
– Pode ser originária de tumores ou exposição a esteroides
Além do exame clínico, o diagnóstico é baseado em exames de sangue para conferência hormonal, radiografias e exames de imagem. Já seu tratamento deve ser individualizado e pode ser é inteiramente baseado em terapias hormonais, e deve possuir o acompanhamento de um pediatra ou médico especialista.
Acompanhe as principais notícias, informações e dicas sobre puberdade precoce em nossas redes sociais:
Referência: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AtualizeA6N4.pdf
A relação entre obesidade e puberdade precoce tem sido objeto de inúmeros estudos científicos, revelando uma conexão complexa.
Ler maisNo dia 27 de julho, celebramos o Dia do Pediatra, profissionais essenciais no cuidado e acompanhamento da saúde das crianças.
Ler maisA puberdade é a fase onde o ser humano passa da criança para a adolescência...
Ler maisSobretudo, a infância tende a ser uma das melhores fases da vida, pois, é nesse momento que a criança se diverte bastante, não tem preocupação...
Ler maisPuberdade é a fase da vida de todo o ser humano, onde se passa da infância para a vida adulta, ou seja, a vida reprodutiva.
Ler maisFoi comprovado que meninas com puberdade precoce, têm maiores chances de desenvolver transtornos de humor.
Ler maisEm primeiro lugar, existem diversas fases na vida de uma pessoa, e a transição entre a infância e a fase adulta, traz várias mudanças e experiência.
Ler maisComo o próprio nome diz, puberdade precoce ocorre quando os sinais de maturidade sexual surgem antes do esperado, isso quer dizer antes dos 8 anos
Ler maisA puberdade é uma fase repleta de transformações que levam a altos e baixos físicos e mentais. Agora, já imaginou passar por tudo isso ainda
Ler maisA puberdade marca o início da adolescência com o desenvolvimento de características que se assemelham ao corpo adulto: desenvolvimento
Ler mais