A puberdade é a fase onde o ser humano passa da criança para a adolescência. No entanto, quando esta começa a apresentar seus sinais antes do tempo, ela pode ser considerada um problema de saúde, conhecida também como puberdade precoce.
Porém, para muitos pais ou responsáveis pela criança identificar a puberdade precoce, pode ser uma tarefa difícil.
Por isso, neste artigo iremos falar sobre alguns desses sinais a fim de facilitar sua identificação.
Boa leitura!
A puberdade precoce acontece nas meninas antes da idade dos oito anos, e nos meninos antes dos nove. Mais a frente iremos falar melhor de seus sintomas, mas o mais comum é surgir a menstruação nas meninas nessa idade tão precoce. E já nos meninos o crescimento dos testículos.
A puberdade precoce possui causas variadas, e ela será identificada pelo pediatra que fará todos os exames necessários para descobri-la.
E em consequência disso, ele poderá indicar o tratamento mais adequado para a criança.
Confira a seguir os sinais da puberdade precoce, tanto nas meninas como nos meninos – lembrando que esses sinais devem ser identificados antes dos 8 anos para as meninas, e 9 para os meninos.
· Menstruação (no entanto, a menstruação é um sinal tardio de puberdade precoce, por isso, atente-se aos outros sinais);
· Surgimento dos brotos mamários;
· Aparecimento dos pelos pubianos;
· Espinhas;
· Alongamento do quadril, isto é, desenvolvimento das curvas;
· Engrossamento dos pelos das pernas;
· Crescimento acelerado;
· Mudança de voz;
· No caso dos meninos, os ombros e o tórax ficam mais largos;
· Pomo de adão;
· Ereção;
· Nascimento de pelos no rosto;
· Aumento do tamanho do pênis.
As causas da puberdade precoce são diversas e incertas. No entanto, citaremos algumas possíveis causas:
· Modificação do sistema nervoso;
· Tumor nos ovários, (que estimula a fabricação precoce de hormônios);
· Modificações hormonais, por motivo de lesão craniana;
· Tumor nos testículos.
Além destas questões citadas, outras possíveis causas da puberdade são a ingestão de estrógeno.
O estrógeno é uma substância que pode ser encontrada em alguns alimentos industrializados e também no material plástico. A ingestão dessa substância também pode provocar alterações hormonais.
Se não tratada, a puberdade precoce pode ser muito prejudicial para a saúde das crianças. Desde danos psicossociais até a perda de sua altura ideal. Além disso, transtornos psicológicos podem acometer a criança, já que o seu corpo não condiz com a sua idade.
Também o risco de obesidade é maior em casos de puberdade precoce, bem como: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Sendo assim, é imprescindível que esta criança seja acompanhada por um médico pediatra. É muito importante que a puberdade precoce seja identificada o quanto antes! Quanto mais cedo forem identificados esses sinais da puberdade precoce, melhor a criança responde ao tratamento. Ou seja, o pediatra terá maior sucesso na intervenção dessa anomalia.
O tratamento para puberdade precoce precisa ser feito individualmente, tendo em conta o que causou a puberdade precoce na criança.
Gostou deste conteúdo? Se inscreva em nosso blog para mais informações exclusivas como esta.
A relação entre obesidade e puberdade precoce tem sido objeto de inúmeros estudos científicos, revelando uma conexão complexa.
Ler maisNo dia 27 de julho, celebramos o Dia do Pediatra, profissionais essenciais no cuidado e acompanhamento da saúde das crianças.
Ler maisA puberdade é a fase onde o ser humano passa da criança para a adolescência...
Ler maisSobretudo, a infância tende a ser uma das melhores fases da vida, pois, é nesse momento que a criança se diverte bastante, não tem preocupação...
Ler mais