O sintoma mais comum do câncer de mama é o nódulo (caroço) na região das mamas ou axilas, acompanhado ou não de dor. Também podem ser sinais de alerta a pele das mamas avermelhada, retraída ou semelhante a uma casca de laranja, além de alterações ou saída espontânea de líquido anormal dos mamilos.
Para prevenir a doença, é necessário não somente manter hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, mas também evitar o tabagismo, amamentar o máximo de tempo possível e, principalmente, realizar o autoexame frequentemente – prática reforçada na campanha do Outubro Rosa.
O diagnóstico requer exames de imagem, como a mamografia e a ultrassonografia, mas sua confirmação é realizada por meio de biópsia. Já o tratamento é feito de acordo com estágio de desenvolvimento do câncer, e pode abranger quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Quanto mais cedo a detecção, mais eficaz o tratamento. Por isso, ao menor sinal, consulte um especialista.
Referências:
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama
https://bvsms.saude.gov.br/cancer-de-mama/
O câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de morte em muitos países.
Ler maisO câncer de mama é uma das doenças mais temidas e discutidas em todo o mundo, afetando milhões de mulheres a cada ano.
Ler maisO câncer de mama é uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres em todo o mundo.
Ler maisO câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres em todo o mundo.
Ler maisO câncer de mama é uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É importante estar ciente das principais causas dessa condição.
Ler maisO câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, mas existem medidas que podemos adotar para reduzir o risco.
Ler maisO câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres em todo o mundo. Detectar a doença em estágios iniciais é fundamental.
Ler mais