Benefícios do colágeno para a função articular

Conforme estudos, a suplementação com colágeno do tipo I e tipo II podem trazer grandes benefícios para a nossa saúde.

Conforme estudos, a suplementação com colágeno do tipo I e tipo II podem trazer grandes benefícios para a nossa saúde, principalmente para as pessoas que sofrem com dores na função articular.

A suplementação com colágeno, quando unida com outros minerais e vitaminas, pode ajudar a combater algumas dores e inflamações nas articulações, além de ajudar a reconstruir algumas delas.

Dessa forma, as pessoas passam a sentir uma melhora na mobilidade, além de outros benefícios. Se você deseja entender como o colágeno colabora para a função articular, acompanhe mais informações a seguir!

 

Desgaste nas articulações: como acontece?

A cartilagem da articulação possui cerca de 60% de colágeno tipo II, e isso contribui para que não haja atrito ou contato com os ossos, servindo como amortecedor.

Mas, por conta de algumas fraquezas, inflamações, envelhecimento, exercícios feitos de forma inadequada, obesidade ou sobrepeso, é comum que haja um desgaste nas articulações, trazendo dores e também inflamações.

Esse desgaste também é conhecido como osteoartrose ou artrose. Conforme a expectativa de vida aumenta, mais casos de artrose também aparecem.

É comum que grande parte da população com mais de 50 anos sofra com esse tipo de problema, que traz dores, rigidez e inchaço local, fazendo com que a mobilidade seja menor e a qualidade de vida seja afetada.

 

Quais os benefícios do colágeno para a função articular?

Como dissemos, a osteoartrite é um problema que pode atingir a mobilidade e o bem estar das pessoas, e por isso, é comum que muitas delas procurem maneiras de aliviar essas dores em medicamentos.

O colágeno pode trazer grandes benefícios para a função articular, como proteger as articulações contra a ação dos desgastes naturais, traz mais resistência para os ossos, preserva a composição dos ossos, reduz as dores, protege a cartilagem das articulações e possui função terapêutica sobre o tratamento da osteoartrite.

 

Como o colágeno é absorvido no nosso corpo?

A suplementação do colágeno sempre foi algo muito discutido, afinal, segundo alguns estudos, a absorção desse colágeno era pouco para o organismo, não sendo suficiente para repor essa proteína.

Mas, quando o colágeno passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a quebra dele em partes menores, a absorção é melhorada.

Depois de um tempo, viu-se que quando o colágeno é acrescido de enzimas, mesmo já hidrolisado, podem ajudar a quebrar as cadeias em partes ainda menores, facilitando que seja absorvido pelo organismo.

A partir disso, pode-se observar que grande parte dos peptídeos do colágeno pode ser absorvida pelo corpo depois de um período de 6 horas da ingestão feita.

A suplementação de colágeno para melhorar a função articular ainda é um tema pouco discutido, e por isso, ele é mais conhecido por ser bom para a pele, melhorando a aparência, hidratação e elasticidade.

Os benefícios do colágeno para o nosso corpo são inúmeros, e isso pode ser observado a partir da suplementação corretamente feita.

Se você deseja continuar sendo informado sobre assuntos relacionados à saúde, continue nos acompanhando por aqui. Acesse o site agora mesmo e confira outros textos publicados no blog!

Referências Bibliográficas

Colágeno para articulações: o guia completo

https://blog.nutrify.com.br/colageno-articulacoes-beneficios

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi