A cartilagem é um material relativamente translúcido, que não tem nervos nem vasos sanguíneos (portanto não dói nem sangra), que participa no amortecimento dos impactos durante os movimentos. Com a osteoartrite, o osso que fica logo abaixo dessa cartilagem enfrenta aumento de pressão e também se deteriora. Da mesma forma, os tendões, músculos e ligamentos que envolvem a junta também são afetados.
Diferentemente da cartilagem, o osso que fica abaixo dela é rico em nervos e sangue e as estruturas como tendões, músculos e ligamentos têm muitas terminações nervosas. É por isso que os pacientes de osteoartrite sofrem com dores, inchaços e limitações de movimento na região afetada.
A imagem a seguir dá uma ideia dos processos que acontecem na junta acometida pela
Progressão da Lesão Articular
Essa manifestação não tem nenhum fator causal. É causada pelo envelhecimento natural do indivíduo e a degeneração do líquido sinovial e da cartilagem ao longo dos anos. Além dessa deterioração, esses danos também pode provocar calcificações em torno das articulações. Frequentemente, esse tipo de osteoartrite acomete vários membros da mesma família, o que sugere que ela possa ter características hereditárias.
Já a osteoartrite secundária é uma consequência de doenças ou condições que o paciente já possua, como: obesidade, trauma repetido ou cirurgia das estruturas articulares, articulações anormais no nascimento, gota, artrite reumatoide, diabetes e outros distúrbios hormonais.
Dito isso, é importante esclarecer alguns mitos que rondam as causas da osteoartrite.
A obesidade não é causa da Osteoartrite, mas as pessoas mais pesadas não só têm mais risco de ter a doença como de ter Osteoartrite mais grave.
A idade avançada não é a causa da Osteoartrite, mas quanto mais idoso, mais obeso e sedentário, mais risco de manifestar Osteoartrite ou pelo menos de sofrer por causa de Osteoartrite.
Pessoas que fazem esforço físico com carga excessiva (p.ex.: subir e descer escadas, carregar peso nas costas ou na cabeça), mas também atletas, que usam e desgastam algumas juntas, podem desenvolver Osteoartrite mais cedo. Por exemplo: jogadores de futebol, mesmo os chamados popularmente de “peladeiros”, têm mais risco de ter Osteoartrite nos joelhos.
Segundo o Ministério da Saúde, a osteoartrite atinge 15 milhões de pessoas no Brasil e Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que ela é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Infelizmente, a osteoartrite não tem cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.
A condição piora progressivamente com o tempo, por isso, quanto antes você iniciar seus cuidados, mais qualidade de vida terá. Continue acompanhando o Viver Ativo e saiba mais sobre a condição para se manter saudável e conviver da melhor forma possível com a osteoartrite!
Referências
COMISSÃO DE OSTEOARTRITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Osteoartrite (artrose) – Cartilha para pacientes. São Paulo, 2011, 24 p.
A sarcopenia e a osteoartrite são condições que, apesar de suas particularidades, compartilham uma ligação significativa: a perda de massa muscular.
Ler maisEm setembro celebramos o Mês do Ortopedista, uma data que reconhece a importância dos médicos especializados em tratar lesões e doenças relacionadas
Ler maisConforme estudos, a suplementação com colágeno do tipo I e tipo II podem trazer grandes benefícios para a nossa saúde.
Ler maisO desgaste articular é um problema de saúde comum que pode limitar a qualidade de vida.
Ler mais