Para te ajudar a entender as particularidades de cada doença e saber como identificá-las, veja abaixo mais detalhes sobre as definições de osteoporose e osteoartrite, além dos sintomas, prevenção e tratamentos.
Osteoporose é a doença que afeta a estrutura óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos. Geralmente, é associada ao envelhecimento e à carência de cálcio. No caso das mulheres, também pode estar relacionada à menopausa.
Para entender a osteoporose, é interessante conhecer o mecanismo de funcionamento dos nossos ossos. De modo geral, ossos saudáveis são densos e têm pequenos espaços no seu interior. Eles também são constantemente renovados por células especiais, que removem os tecidos gastos e garantem essa densidade.
Já no caso da osteoporose, o organismo tem a dificuldade de substituir os ossos comprometidos. Dessa forma, ficam mais fracos que o normal. Os ossos afetados pela doença também têm os espaços internos maiores, o que faz com que sejam menos resistentes. Com a estrutura óssea mais fina e frágil, as chances de fraturas são maiores.
Como comentamos, a menopausa também pode levar à osteoporose. Isso faz com que a doença seja mais comum entre as mulheres. A redução significativa da produção de estrogênio no corpo feminino após a menopausa afeta diretamente os ossos.
A osteoporose é uma doença que não apresenta sintomas. Por isso, geralmente, o problema só é identificado em estado avançado quando há uma fratura ou dor crônica.
A renovação óssea é fundamental para garantir ossos saudáveis e o cálcio é imprescindível nesse processo. Ou seja, é muito importante garantir que o nutriente esteja presente na sua dieta. É possível encontrá-lo em grande quantidade em leite e derivados. O mineral também está presente no brócolis e outras folhas verdes, mas em teor mais baixo.
A vitamina D também tem papel importante nesse processo, pois garante a absorção do cálcio. Para ter bons níveis da vitamina no organismo, é recomendado 15 minutos diários de banho de sol.
Exercícios físicos também são importantes para a prevenção da doença, já que estimulam a formação de massa óssea e o ganho de massa muscular. Caminhada, musculação e subir escadas são alguns exemplos.
O tratamento para a osteoporose consiste em mudar hábitos alimentares e fazer a suplementação de nutrientes, assim se assegura a ingestão adequada de cálcio e vitamina D, além de exercícios físicos para fortalecer os ossos.
A osteoartrite é uma doença que causa a degeneração das cartilagens, tecido que reveste as extremidades dos ossos e os protege de atristos. Também pode ser chamada de osteoartrose ou artrose.
É uma doença reumática muito comum e costuma estar relacionada ao processo de envelhecimento ou sobrepeso. Por promover o desgaste da cartilagem entre os ossos, causa dor devido ao atrito entre os ossos. Além disso, pode fazer com que a posição da articulação seja modificada.
A osteoartrite costuma acontecer nas mãos, coluna, quadril e joelhos. Assim como a osteoporose, é mais comum em mulheres. Um dado importante é que a doença aumenta com o passar dos anos. Ela não é tão comum antes dos 40 anos de idade e se torna mais frequente após os 60.
O principal sintoma da osteoartrite é a dor nas articulações afetadas pelo desgaste da cartilagem. É comum que essa dor piore no final do dia. Também é comum que o paciente apresente inchaço, rangidos, calor e limitação dos movimentos das áreas afetadas. Outro sintoma da doença é a rigidez articular após longos períodos inativos. Por exemplo, quando você fica muito tempo sentado, ao levantar pode sentir a articulação mais rígida que o normal.
A intensidade dos sintomas vai variar de paciente para paciente. Enquanto alguns podem ficar debilitados, outros nem vão sentir tanto as alterações causadas pela doença.
Além de uma alimentação saudável e prática de atividades físicas, não há método de prevenção para a doença, já que está associada à degeneração articular que acontece conforme o corpo envelhece.
Ainda não há cura conhecida para a osteoartrite, mas existem tratamentos para amenizar a dor e manter os movimentos das articulações. De modo geral, recomenda-se o uso de medicamentos e terapias aos pacientes. Os medicamentos mais comuns são analgésicos e anti-inflamatórios. Já as terapias, são a fisioterapia, com exercícios para fortalecer os músculos próximos à articulação afetada, e a terapia ocupacional, que pode auxiliar a encontrar métodos para realizar as atividades diárias sem causar mais dor.
https://aps.bvs.br/aps/quais-as-diferencas-entre-artrite-osteoporose-e-artrose/
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/
https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-osteoporose-e-quais-seus-sintomas-tratamentos-e-causas/
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/artrose
FA-552-20 – Setembro/2020
Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, a osteoporose, conhecida como a doença de maior incidência entre as mulheres, atinge cerca de 20 milhões de pessoas.
Ler maisNa alimentação do dia a dia encontramos uma série de nutrientes que fazem bem ao organismo, um deles é o cálcio.
Ler maisAcometendo 220 milhões de pessoas no mundo por ano, sendo que mais de 10 milhões só no Brasil, a osteoporose, que atinge principalmente mulheres.
Ler maisUma vez diagnosticada a osteoporose, prevenir a progressão da doença e as fraturas (ou novas fraturas) é fundamental.
Ler mais