DICAS DE SAÚDE PARA QUEM POSSUI OSTEOARTRITE

É possível fazer adaptações na rotina para ter mais qualidade de vida

  • Fique o mais próximo possível do peso ideal para a sua idade, sua altura e, claro, sua autoestima. Mas, como sempre, sem exageros.
  • Pratique atividades físicas regularmente. De preferência, dentro da água, como hidroterapia, hidroginástica ou natação.
  • Pode caminhar, se a dor deixar, e você não gostar de água, por exemplo. Mas tente caminhar de verdade e não apenas passear. Uma caminhada normal não lhe fará perder peso, mas lhe deixará mais apta (o) para as tarefas diárias, melhorando o que chamamos de condicionamento cardiovascular.
  • Outras atividades como exercícios de alongamento, pilates, musculação, bicicleta ou mesmo aulas de dança são úteis e podem ser prazerosas, mas precisam de orientação profissional. Converse com o seu (sua) reumatologista sobre essas suas preferências e ele (ela) poderá lhe indicar profissionais de educação física e/ou fisioterapia que podem lhe ajudar.
  • Medidas físicas como palmilhas e joelheiras podem ajudar no seu conforto.
  • Não há evidências científicas definitivas de que massagens, acupuntura, “palmilhas magnéticas” ou quiropraxia (aqueles “trancos” que dão nas costas das pessoas) melhorem os sintomas de Osteoartrite. Mas há pacientes que utilizam esses recursos e dizem melhorar. Se você tiver dúvidas se vale a pena, busque um (a) reumatologista para lhe orientar.
  • Muitas pessoas têm “vergonha” em usar bengala e sofrem mais dor por causa disso. Não é que você estará inválido (a) e imprestável, “no fim da linha”, como alguns pacientes às vezes nos dizem. A insistência que seu (sua) reumatologista faz no uso desses utensílios é por que não trazem efeito colateral, melhoram sua mobilidade, auxiliam no equilíbrio reduzindo o risco de quedas e custam pouco. Se precisar, use a bengala e tenha mais liberdade de movimento. Ela já foi sinal de elegância há não muito tempo.

Referências bibliográficas:

  1. COMISSÃO DE OSTEOARTRITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Osteoartrite (artrose) – Cartilha para pacientes. São Paulo, 2011, 24 p.

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi