Mito. Apesar da osteoporose e das fraturas decorrentes dela serem mais comuns em pessoas mais velhas, elas não são inevitáveis. É possível preveni-las consumindo uma quantidade suficiente de cálcio, vitamina D e exercitando-se regularmente2, e quanto mais cedo isso for rotina melhor! Como na osteoporose há a diminuição da densidade óssea, deixando os ossos mais porosos e quebradiços, se desde a infância os fatores de prevenção forem seguidos e a densidade óssea for alta desde cedo, haverá menos chance de desenvolver a doença ou de sofrer com fraturas decorrentes dela em uma idade mais avançada.2
Mito. Apesar de a grande maioria das pessoas com osteoporose serem mulheres, homens também podem desenvolvê-la1,2. Enquanto as estatísticas mundiais mostram que 1 em cada 3 mulheres (33%) com mais de 50 anos provavelmente terá uma fratura por causa da osteoporose, 1 em cada 5 (20%) homens da mesma idade também terá.1
Verdade. A osteoporose é uma doença silenciosa e muitas pessoas descobrem que têm apenas quando ocorre alguma fratura. Por isso é importante fazer exames de rastreio e prevenção a partir dos 50 anos. Saiba mais sobre os exames aqui.
Não necessariamente. A osteoporose é uma condição séria e pode ser fatal, já que pode levar a fraturas no quadril e, segundo estatísticas, em torno de 25% das pessoas que sofrem essa fratura morrem cerca de 6 a 12 meses depois1,2. Isso acontece porque a cirurgia de substituição do quadril pode levar a problemas como: arritmia, complicações da anestesia, pneumonia, ataque cardíaco e infecções em pessoas mais idosas.2 Além disso, a perda da mobilidade e da independência entre os sobreviventes é grande, já que 40% das pessoas não conseguem andar sozinhas e 60% precisarão de assistência um ano depois.1
Verdade. Exercícios são importantes para uma boa saúde óssea, principalmente aqueles em que há algum tipo de resistência ou que o corpo sustenta seu próprio peso, como musculação, caminhada etc3,4. Isso porque a atividade física faz com que os músculos exerçam pressão sobre o tecido ósseo e estimulem a sua formação, garantindo o aumento da rigidez. Além disso, o exercício ajuda a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, ajudando a prevenir quedas.3
Mito. A maioria das pessoas fratura algum osso durante uma queda, mas ossos fracos podem simplesmente quebrar com uma pressão leve ou até espontaneamente. Tem pessoas com osteoporose que quebram o pé durante uma simples caminhada2.
Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, a osteoporose, conhecida como a doença de maior incidência entre as mulheres, atinge cerca de 20 milhões de pessoas.
Ler maisNa alimentação do dia a dia encontramos uma série de nutrientes que fazem bem ao organismo, um deles é o cálcio.
Ler maisAcometendo 220 milhões de pessoas no mundo por ano, sendo que mais de 10 milhões só no Brasil, a osteoporose, que atinge principalmente mulheres.
Ler maisUma vez diagnosticada a osteoporose, prevenir a progressão da doença e as fraturas (ou novas fraturas) é fundamental.
Ler mais