5 DICAS PARA AJUDAR O TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE

Como já dissemos aqui, o tratamento da osteoartrite deve ser contínuo e, quando seguido, é capaz de aliviar sintomas e alterar o progresso da doença.

Como já dissemos aqui, o tratamento da osteoartrite deve ser contínuo e, quando seguido, é capaz de aliviar sintomas e alterar o progresso da doença.¹

Hoje, vamos dar algumas dicas que, em conjunto com a medicação prescrita pelo médico, podem proporcionar mais qualidade de vida para quem tem alguma articulação afetada pela osteoartrite (lembre-se de sempre buscar o aconselhamento de um médico ou profissional de saúde antes de começar qualquer atividade nova):

  • Pratique atividades físicas: vários estudos mostraram a eficácia das atividades físicas na redução da dor e no aumento da mobilidade nas articulações.1-3 Para ter efeitos benéficos, no entanto, precisam ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada pessoa e acompanhadas por um profissional de saúde.
    • Exercícios de força (como musculação, exercícios funcionais etc.) podem ajudar no fortalecimento dos músculos e no ganho de massa muscular. Músculos mais fortes protegem as articulações.
    • Exercícios aeróbicos (como caminhadas, hidroginástica, ciclismo, dança etc.) ajudam no condicionamento físico, deixando você mais apto para as tarefas diárias e ajudam na manutenção do peso.
    • Exercícios de flexibilidade e alongamentos (como ioga, pilates, exercícios funcionais etc.) promovem melhora na flexibilidade e na amplitude dos movimentos.1,2

Lembre-se: o sedentarismo pode levar à piora da dor e à aceleração do comprometimento físico.3

  • Se precisar, use órteses: apesar do nome parecer difícil, as órteses são dispositivos que melhoram, auxiliam ou substituem uma função, como joelheiras, bengalas, palmilhas etc. Em geral elas podem ajudar você a sentir-se mais confortável nas suas atividades diárias. Converse com o seu médico sobre qual é o tipo mais indicado para o seu caso.1,4
  • Faça fisioterapia/reabilitação: sempre que indicada e acompanhada por um profissional de saúde. A combinação de exercícios de fisioterapia, aplicação de calor, hidroterapia, ultrassom e crioterapia pode ajudar na melhora da dor e da mobilidade. O sucesso da reabilitação, no entanto, depende do grau de comprometimento e das expectativas de cada paciente.5
  • Reveja seus calçados: dar preferência a calçados com sistema de amortecimento pode ajudar a reduzir o impacto nas articulações dos membros inferiores.5 Evite também sapatos de salto alto que, além de desestabilizarem o corpo e piorarem a dor nas articulações, ainda aumentam o risco de quedas.
  • Preste atenção na ergonomia:1 a forma como você se senta ou carrega algum peso, assim como a sua postura quando está andando ou fazendo alguma tarefa doméstica, por exemplo, podem atrapalhar a sua recuperação e até gerar mais dor nas articulações. Procure manter as costas sempre retas e apoiadas quando estiver sentado, no trabalho ou dormindo, ajuste os móveis do seu local de trabalho ou estudo para uma posição em que haja maior conforto e apoio6 e, se precisar levantar algum peso, dobre os joelhos para não forçar a coluna.

Referências Bibliográficas

  1. PROJETO DIRETRIZES. ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB), CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM). Osteoartrite (Artrose): Tratamento. São Paulo: AMB/CFM; 2003. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/077.pdf. Acesso em: 26 de abr. 2016.
  2. Duarte, V.S.; Santos, M.L.; Rodrigues, K.A.; Ramires, J.B.; Arêas, G.P.T.; Borges, G.F. Exercícios físicos e osteoartrose: uma revisão sistemática. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 26, n. 1, p. 193-202, jan./mar. 2013. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/fm/v26n1/2pdf. Acesso em: 26 de abr. 2016.
  3. Matsudo VKR, Calmona CO. Osteoartrose e atividade física. Diagn Tratamento, São Caetano do Sul, v. 14, n.4, p.146-51, 2009. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2009/v14n4/a146-151.pdf. Acesso em: 19 ago. 2016.
  4. COMISSÃO DE OSTEOARTRITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Osteoartrite (artrose) – Cartilha para pacientes. São Paulo, 2011, 24 p.
  5. Czeder MC, Oliveira DM, Neiva CM. Diretrizes e prescrição de exercício físico para portadores de doença articular degenerativa. Revista Digital Buenos Aires Año 13 Nº 130 Marzo de 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd130/exerciciofisicoparaportadoresdedoencaarticulardegenerativa.htm. Acesso em 19 ago. 2016.
  6. Simões, AP. As dores articulares atingem os praticantes de esporte e idosos. Portal Globo Esporte. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/dores-articulares-atingem-os-praticantes-de-esporte-e-idosos.html. Acesso em 24 ago. 201

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi