Osteoporose

PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO DA ARTROSE: É SEGURO?

Viver com o diagnóstico de artrose não é fácil. A doença reumática promove o desgaste da cartilagem entre os ossos e afeta as articulações

Viver com o diagnóstico de artrose não é fácil. A doença reumática promove o desgaste da cartilagem entre os ossos e afeta as articulações, causando dor e desconforto. Como não há cura definitiva para a artrose, o paciente deve lidar com o tratamento diariamente. Geralmente, são indicados remédios analgésicos e anti-inflamatórios e, em alguns casos, fisioterapia.

Além do tratamento tradicional, existem pacientes que recorrem ao uso de plantas medicinais como alternativa para lidar com as dores e desconfortos causados pela artrose. Para muitas pessoas, os remédios caseiros preparados com plantas naturais são uma opção econômica para auxiliar no tratamento.

fitoterapia, nome dado ao uso de plantas para prevenir e tratar doenças, pode ajudar a diminuir a inflamação nas articulações, além de potencializar o efeito dos medicamentos tradicionais. Assim, proporciona mais alívio ao paciente.

É seguro usar plantas medicinais?

É comum acreditar que receitas naturais não fazem mal a saúde. Afinal, é algo natural, não é? Sim, é natural, mas nem por isso é seguro. De modo geral, as plantas apresentam bons resultados ao tratamento da artrose. Porém, existe o risco desses remédios naturais interferirem nos medicamentos tradicionais, causando efeitos adversos.

Para evitar esses efeitos indesejados que podem ter sérias consequências à saúde, é importante conversar com o médico sobre o tratamento natural. Com a ajuda do especialista, é possível encontrar plantas que auxiliam no tratamento da artrose para aproveitar os benefícios da fitoterapia de forma segura.

Também é importante dizer que as plantas medicinais não devem substituir o tratamento indicado pelo médico. Na verdade, a ideia é encará-las como “ajudantes”, ou seja, esses componentes naturais vão auxiliar no alívio e prevenção da dor.

Ficou interessado no assunto e está pensando em adotar o método? Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é comunicar o médico. Assim, o especialista vai avaliar o quadro e indicar qual a melhor maneira de fazer isso. A segurança deve estar em primeiro lugar!

Receitas naturais para auxiliar no tratamento da artrose

A fitoterapia pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar. Existe uma série de receitas naturais que podem contribuir para o tratamento da artrose. Listamos algumas abaixo.

Porém, antes de preparar em casa, lembre-se de informar o médico e se certificar de que você realmente pode fazer isso.

Chá de alecrim

alecrim é uma planta com propriedades que complementam os remédios anti-inflamatórios e ajudam no alívio dos sintomas da artrose. Para preparar o chá, você vai precisar de uma colher de chá de folhas verdes ou secas de alecrim e 250 ml de água fervente. Em uma xícara, misture as folhas com a água e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba o chá ainda morno. Indica-se fazer isso de duas a quatro vezes por dia.

Chá de ervas

Uma opção de chá para amenizar os sintomas da artrose é a combinação de diferentes ervas com propriedades anti-inflamatórias. Você misturar um litro de água fervente com um punhado de chapéu-de-couro, mamica-de-cadela, unha-de-gato, salsaparrilha e unha-de-gato. Deixe descansar por 20 minutos, coe e beba uma xícara. Indica-se repetir cinco vezes ao dia.

Chá de salgueiro e ulmária

chá de salgueiro e ulmária proporciona ação anti-inflamatória e analgésica, o que ajuda a aliviar as dores nas articulações. Para preparar, você deve misturar um copo de água com uma colher de sopa de cascas de tronco de salgueiro e uma colher de sopa de ulmária. Deixe o conteúdo ferver por cinco minutos. Depois, deixe esfriar, coe e beba ainda morno. O ideal é tomar uma xícara de manhã e outra à noite.

Compressa com linhaça

Outra forma natural de aliviar as dores da artrose é fazer uma compressa com linhaça. Para isso, você deve envolver as sementes de linhaça em um tecido — pode ser uma meia ou fronha — e prender com um nó ou costurar. Depois, aquecer por dois minutos no micro-ondas e colocar na região dolorida.

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

Mês da Osteoporose: como a osteoporose se desenvolve

Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, a osteoporose, conhecida como a doença de maior incidência entre as mulheres, atinge cerca de 20 milhões de pessoas.

Leia mais
Osteoporose: saiba a importância do cálcio

Na alimentação do dia a dia encontramos uma série de nutrientes que fazem bem ao organismo, um deles é o cálcio.

Leia mais
A importância do diagnóstico precoce da Osteoporose

Acometendo 220 milhões de pessoas no mundo por ano, sendo que mais de 10 milhões só no Brasil, a osteoporose, que atinge principalmente mulheres.

Leia mais
COMO EVITAR A PROGRESSÃO DA OSTEOPOROSE

Uma vez diagnosticada a osteoporose, prevenir a progressão da doença e as fraturas (ou novas fraturas) é fundamental.

Leia mais
DICAS DE SAÚDE PARA QUEM POSSUI OSTEOPOROSE

A prevenção da osteoporose e de seu agravamento engloba uma série de medidas

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos