Passo a passo para manter a saúde dos testículos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade masculina é um problema de saúde que afeta grande parte dos homens.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade masculina é um problema de saúde que afeta grande parte dos homens. Especificamente, aproximadamente 15% do público masculino enfrenta essa situação.

Embora esta seja uma estatística alta, a verdade é que muitos homens não procuram ajuda médica ou não se preocupam em mudar seus hábitos para garantir a saúde testicular.

No entanto, com alguns passos/dicas, você pode manter seus testículos saudáveis. Neste post, abordaremos hábitos que podem contribuir para isso. Acompanhe!  

 

Não consuma álcool nem drogas recreativas 

O uso excessivo de álcool e drogas pode afetar a saúde testicular. Isso ocorre porque essas substâncias geralmente afetam a qualidade do sêmen. O que isso significa? Você pode não ser capaz de realizar certas coisas, como ter um bebê.

Além disso, o uso de drogas recreativas, como maconha ou cannabis, pode reduzir a contagem de esperma e diminuir suas chances de ter filhos. E isso é um problema para quem tem o sonho de ser pai.  

 

Alimente-se bem 

Investir em uma alimentação boa e saudável é fundamental para garantir a saúde geral de uma pessoa, pois a protege contra diversas doenças, como câncer e tumores testiculares.

Vale ainda mencionar que a presença de um tumor no testículo pode ser vista como um agravante para a fertilidade, principalmente quando o órgão afetado pela doença precisa ser removido.

Certos alimentos podem ajudar a aumentar a produção de esperma e a qualidade do sêmen, assim como a saúde dos testículos. Frutas vermelhas, damascos e ameixas são um exemplo disso. 

 

Pratique exercícios físicos 

A atividade física regular pode melhorar a saúde testicular e a qualidade do sêmen, garantindo que você alcance seus objetivos rapidamente. Além disso, exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta pode aumentar a contagem de espermatozoides.

No entanto, deve-se notar que, como tudo na vida, o equilíbrio é necessário. Exercitar-se demais sem supervisão profissional pode colocar em risco sua saúde e até lesionar seus testículos.

O ideal é respeitar os limites do seu corpo e praticar atividade física, mas alternando com períodos de descanso. 

 

Use roupas confortáveis, leves e folgadas 

Roupas íntimas muito apertadas podem prejudicar a circulação sanguínea, pressionar os testículos, aquecer a região e levar à infertilidade por falta ou má qualidade do esperma. Por isso, evite-as usando roupas confortáveis, leves e folgadas.  

 

Faça autoexame dos seus testículos mensalmente 

Realizar o autoexame pode prevenir o aparecimento de câncer testicular e deve ser feito após o banho entre os 15 e 35 anos para detectar a presença de nódulos ou varizes testiculares.

Embora esta seja uma prática importante, muitos homens não a levam a sério, por isso podem comprometer não só a saúde dos seus testículos, mas toda a sua saúde.

Manter seus testículos saudáveis é vital para garantir que seu corpo funcione adequadamente e sua capacidade de conceber crianças.

Para conhecer outros artigos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso site. Lá, temos compartilhado informações que podem enriquecer seu conhecimento e ajudá-lo a tomar boas decisões. Portanto, não deixe de aproveitar esta incrível oportunidade!

Referências Bibliográficas:

https://www.oncocentrocuritiba.com.br/blog/dicas-para-saude-do-homem#:~:text=%E2%80%93%20Autoexame%20dos%20test%C3%ADculos%20deve%20ser,a%20presen%C3%A7a%20de%20varizes%20testiculares. 
 
https://fertivitro.com.br/roupas-apertadas-podem-alterar-a-producao-de-espermatozoides/#:~:text=Roupas%20apertadas%20podem%20alterar%20a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20espermatozoides,-Fertivitro%20%2D%20Centro%20de&text=Roupas%20%C3%ADntimas%20muito%20justas%20prejudicam,ou%20m%C3%A1%20qualidade%20dos%20espermatozoides. 
 
https://saude.abril.com.br/medicina/testiculos-o-manual-do-proprietario/ 

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi