Osteoporose
Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, a osteoporose, conhecida como a doença de maior incidência entre as mulheres, atinge cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil. No entanto, apenas 20% delas sabem que têm a doença.
Dessa forma, falar mais sobre a osteoporose é uma forma de fazer com que as pessoas entendam melhor essa doença e busquem ajuda profissional com base nisso.
Com isso em mente, preparamos este artigo para abordar os principais pontos sobre essa condição, como o que é, como se desenvolve e formas de preveni-la. Acompanhe!
Basicamente, a osteoporose é uma doença que faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam sua densidade, fazendo com que eles se quebrem mais facilmente.
O distúrbio afeta homens e mulheres com mais de 50 anos, mas é mais comum em mulheres na pós-menopausa. No entanto, isso não significa que a doença não afeta os jovens. Jovens que possuem uma dieta pouco saudável e não praticam atividade física podem sofrer com a doença.
Notavelmente, a osteoporose pode causar uma grave perda de densidade em todo o osso, especialmente ossos como punho, coluna e cabeça do fêmur.
Na maioria dos casos, a osteoporose se desenvolve como resultado do envelhecimento. No entanto, existem outros fatores de risco que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Veja os principais fatores de riscos a seguir:
Histórico familiar da doença: as pessoas cujos membros da família têm osteoporose são mais propensas a ter a doença por uma questão genética.
Sedentarismo: a falta de prática de exercícios físicos de forma regular pode colaborar para o surgimento da doença. Isso porque as atividades físicas, como caminhada e musculação, ajudam na manutenção da qualidade óssea.
Alimentação deficiente em vitamina D e em cálcio: tanto a vitamina D como o cálcio são responsáveis pela sustentação do corpo e saúde dos ossos. Portanto, uma dieta pobre em vitamina D e em cálcio podem colaborar para o surgimento dessa condição.
Com alguns hábitos, é possível prevenir o aparecimento da osteoporose. Conheça os mais importantes:
Agora que você tem uma melhor compreensão de como a osteoporose se desenvolve, tome as medidas necessárias para prevenir seu aparecimento. Colocar em prática os hábitos que destacamos é uma maneira de conseguir isso.
Em nosso blog, você pode acessar conteúdos incríveis que podem enriquecer seus conhecimentos sobre este e outros assuntos. Então, não deixe de acompanhá-lo, certo?
https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/releases/10-milhoes-de-brasileiros-sofrem-de-osteoporose/
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/sedentarismo-piorar-quadro-osteoporose
https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/osteoporose/
https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/prevencao-para-osteoporose/
Busque um médico