Quando se trata de saúde e bem-estar, muitos homens tendem a dar pouca atenção e até mesmo não se importar com os pequenos sintomas, que com o passar do tempo surgem, porém, julgam que não é nada importante. Por isso, os homens tendem a ter uma expectativa de vida bem menor quando comparados às mulheres.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, revelou que cerca de 60% dos homens já chegam ao hospital com o quadro da doença avançado, assim, com a demora para realizar o diagnóstico, atrasa o tratamento, ocorrendo ainda mais complicações.
Você conhece as doenças que mais acometem os homens? Confira o nosso post até o final e fique por dentro de algumas delas.
Em geral, uma das doenças mais comuns que atingem os homens é o câncer de próstata, principalmente, após os 40 anos. Além disso, tanto o tratamento quanto a cura, possuem uma chance maior quando o diagnóstico é realizado ainda no início da enfermidade.
Desta forma, é importante realizar de forma periódica o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e ter consultas com um urologista, para a realização do exame de toque retal.
Primordialmente, quando comparado ao câncer de próstata, o câncer de testículo atinge um número menor de homens, porém é mais comum na fase reprodutiva, variando dos 15 aos 30 anos.
Nesse caso, as chances de cura só são possível quando o diagnóstico e tratamento é feito nos primeiros estágios da doença. Nesse sentido, para identificar é importante que os homens façam o autoexame periodicamente e em qualquer sinal de algo incomum, procurar por um urologista.
Geralmente, a obesidade pode estar ligada a diversos fatores como genética, comportamentos, sociais, entre outros, sendo o principal o hábito de vida perigoso. Ou seja, não praticar atividades físicas e ter uma alimentação ruim, rica em gorduras e açúcar.
Além disso, a obesidade também pode influenciar para o surgimento de outras doenças como as cardiovasculares.
Acima de tudo, a diabete tende a ser uma doença bastante preocupante, pois, além de ser muito comum entre os homens, ela é bastante silenciosa principalmente no início. Desta forma, é importante ficar atento aos sinais, seja o nível de urina elevado ou a necessidade de beber água mais que o normal.
Para evitar o surgimento dessa doença, é preciso adotar hábitos saudáveis, fazer controle da glicose no sangue e o sobrepeso, praticar atividades físicas periodicamente e optar por uma alimentação balanceada.
As doenças que mais causam mortes no Brasil são as cardiovasculares, que ocorrem mais em homens, como o infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Do mesmo modo, para evitar essas doenças é preciso ter uma boa alimentação, rica em nutrientes, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e sempre fazer visitas a um especialista.
Gostou do nosso artigo? Continue lendo outros textos em nosso blog, ou se desejar entre em contato e marque uma consulta com um dos nossos especialistas.
A fertilidade masculina é um tema de grande relevância e, muitas vezes, cercado de dúvidas e mitos
Ler maisA saúde do homem é uma área vasta e multifacetada da medicina, que abrange diversas especialidades médicas
Ler maisA masculinidade tradicional é um conceito profundamente enraizado na sociedade, moldado por expectativas culturais
Ler maisO uso de estimulantes sexuais tem se tornado cada vez mais comum na sociedade contemporânea.
Ler mais