Ter as consultas regularizadas são formas de prevenir determinadas doenças, garantindo uma vida cada vez mais saudável.
Entre os ramos da medicina, está a urologia que realiza estudos e tratamentos das doenças do sistema urinário, além de cuidar de patologias do sistema reprodutor masculino.
Então, venha saber mais sobre a importância de ir ao médico urologista de forma regular.
Essa especialidade médica tem o objetivo de realizar tratamentos no sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.
Além disso, tem a função de prevenir e tratar doenças relacionadas ao sistema reprodutor masculino, como câncer de próstata, câncer renal e disfunção erétil.
Entre os órgãos que o médico urologista estudam são:
· Bexiga Urinária;
· Ducto deferente;
· Epidídimos;
· Próstata;
· Pênis;
· Rins;
· Testículos;
· Ureteres;
· Uretra;
· Vesículas Seminais.
As doenças que fazem parte do rol de atendimentos do urologista são, por exemplo, enurese noturna (conhecida como xixi na cama), a cistite, a infecção urinária, cálculo renal e infertilidade masculina.
Mas um tipo de exame que é mais conhecido por essa especialidade é o exame de próstata. O teste é uma forma de prevenção ao câncer de próstata, doença que atinge 1 em cada 8 homens.
Embora muitos acreditem que a consulta ao urologista deve ocorrer em casos específicos ou na fase adulta, não é bem assim. Essa área médica está presente em muitas das fases da vida e em contextos diferentes.
Então, os pais precisam levar os seus pequenos ao médico urologista, assim como os idosos não podem abrir mão da urogeriatria. Afinal, o especialista possui um “leque” de doenças das quais eles podem realizar a prevenção e o tratamento.
Contudo, a pergunta é quando é o momento certo para marcar uma consulta com o urologista? É fundamental ter em mente que isso precisa ser regular, ou seja, o acompanhamento constante ajuda na descoberta precoce de determinadas doenças.
Mesmo diante desse alerta, alguns casos se fazem extremamente necessário a busca de ir ao médico urologista, tais como:
· Desconfortos no abdômen e dores lombares, pois podem estar relacionados aos problemas nos rins;
· Maior frequência urinária, já que pode ser infecções urinárias;
· Presença de sangue na urina, outro sintoma comum de uma infecção urinária;
· Indícios de doenças sexualmente transmissíveis em homens;
· Dor no pênis, nos testículos ou disfunção erétil.
Diante de todo esse aparato de informações, a frequência irá depender de cada caso, já que o sexo irá determinar essa regularidade.
Para os homens, é indicado desde a juventude, podendo ser antes ou durante a puberdade. Já que nesses momentos, serão feitos os exames necessários nos órgãos genitais a fim de investigar e tratar possíveis torções nos testículos ou fimose, por exemplo.
Ao longo da vida, é muito importante visitar o urologista para a prevenção ou tratamento de alguns problemas como combate de DSTs, problemas sexuais, na bexiga entre outros. Contudo, é como 40 anos ou mais que a frequência deve aumentar para realização de exames de prevenção ao câncer de próstata.
Já no das mulheres, a recomendação é de buscar atendimento sempre que houver algum sintoma urinário. Além disso, manter uma rotina de consulta ao especialista para a prevenção de possíveis doenças na área. Mas em ambos os sexos, é ideal visitar o urologista pelo menos uma vez por ano para realização dos exames de rotina.
Se você gostou de saber sobre a importância de ir ao médico urologista, te convidamos a acessar ao nosso blog Viver Zodiac para saber mais sobre assuntos semelhantes sobre saúde!
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/04/cancer-de-prostata-49-dos-homens-nunca-realizaram-o-exame-de-toque-retal.
http://www.iun.com.br/urologia/o-que-e/o-que-e-urologia
https://laboratorioexame.com.br/saude/urologista#:~:text=Urologista%20%C3%A9%20o%20profissional%20especializado,enfermidades%20que%20afetam%20esses%20%C3%B3rg%C3%A3os.
A fertilidade masculina é um tema de grande relevância e, muitas vezes, cercado de dúvidas e mitos
Ler maisA saúde do homem é uma área vasta e multifacetada da medicina, que abrange diversas especialidades médicas
Ler maisA masculinidade tradicional é um conceito profundamente enraizado na sociedade, moldado por expectativas culturais
Ler maisO uso de estimulantes sexuais tem se tornado cada vez mais comum na sociedade contemporânea.
Ler mais