Saúde Masculina
Este conteúdo faz parte da causa Saúde Masculina sem Tabu
Saúde Masculina
Ter as consultas regularizadas são formas de prevenir determinadas doenças, garantindo uma vida cada vez mais saudável.
Entre os ramos da medicina, está a urologia que realiza estudos e tratamentos das doenças do sistema urinário, além de cuidar de patologias do sistema reprodutor masculino.
Então, venha saber mais sobre a importância de ir ao médico urologista de forma regular.
Essa especialidade médica tem o objetivo de realizar tratamentos no sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.
Além disso, tem a função de prevenir e tratar doenças relacionadas ao sistema reprodutor masculino, como câncer de próstata, câncer renal e disfunção erétil.
Entre os órgãos que o médico urologista estudam são:
· Bexiga Urinária;
· Ducto deferente;
· Epidídimos;
· Próstata;
· Pênis;
· Rins;
· Testículos;
· Ureteres;
· Uretra;
· Vesículas Seminais.
As doenças que fazem parte do rol de atendimentos do urologista são, por exemplo, enurese noturna (conhecida como xixi na cama), a cistite, a infecção urinária, cálculo renal e infertilidade masculina.
Mas um tipo de exame que é mais conhecido por essa especialidade é o exame de próstata. O teste é uma forma de prevenção ao câncer de próstata, doença que atinge 1 em cada 8 homens.
Embora muitos acreditem que a consulta ao urologista deve ocorrer em casos específicos ou na fase adulta, não é bem assim. Essa área médica está presente em muitas das fases da vida e em contextos diferentes.
Então, os pais precisam levar os seus pequenos ao médico urologista, assim como os idosos não podem abrir mão da urogeriatria. Afinal, o especialista possui um “leque” de doenças das quais eles podem realizar a prevenção e o tratamento.
Contudo, a pergunta é quando é o momento certo para marcar uma consulta com o urologista? É fundamental ter em mente que isso precisa ser regular, ou seja, o acompanhamento constante ajuda na descoberta precoce de determinadas doenças.
Mesmo diante desse alerta, alguns casos se fazem extremamente necessário a busca de ir ao médico urologista, tais como:
· Desconfortos no abdômen e dores lombares, pois podem estar relacionados aos problemas nos rins;
· Maior frequência urinária, já que pode ser infecções urinárias;
· Presença de sangue na urina, outro sintoma comum de uma infecção urinária;
· Indícios de doenças sexualmente transmissíveis em homens;
· Dor no pênis, nos testículos ou disfunção erétil.
Diante de todo esse aparato de informações, a frequência irá depender de cada caso, já que o sexo irá determinar essa regularidade.
Para os homens, é indicado desde a juventude, podendo ser antes ou durante a puberdade. Já que nesses momentos, serão feitos os exames necessários nos órgãos genitais a fim de investigar e tratar possíveis torções nos testículos ou fimose, por exemplo.
Ao longo da vida, é muito importante visitar o urologista para a prevenção ou tratamento de alguns problemas como combate de DSTs, problemas sexuais, na bexiga entre outros. Contudo, é como 40 anos ou mais que a frequência deve aumentar para realização de exames de prevenção ao câncer de próstata.
Já no das mulheres, a recomendação é de buscar atendimento sempre que houver algum sintoma urinário. Além disso, manter uma rotina de consulta ao especialista para a prevenção de possíveis doenças na área. Mas em ambos os sexos, é ideal visitar o urologista pelo menos uma vez por ano para realização dos exames de rotina.
Se você gostou de saber sobre a importância de ir ao médico urologista, te convidamos a acessar ao nosso blog Viver Zodiac para saber mais sobre assuntos semelhantes sobre saúde!
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/04/cancer-de-prostata-49-dos-homens-nunca-realizaram-o-exame-de-toque-retal.
http://www.iun.com.br/urologia/o-que-e/o-que-e-urologia
https://laboratorioexame.com.br/saude/urologista#:~:text=Urologista%20%C3%A9%20o%20profissional%20especializado,enfermidades%20que%20afetam%20esses%20%C3%B3rg%C3%A3os.
Busque um médico