Osteoporose
Na alimentação do dia a dia encontramos uma série de nutrientes que fazem bem ao organismo, um deles é o cálcio. O mineral possui uma função importante como fortalecer os ossos e os dentes.
O cálcio previne doenças causadas nos ossos como a osteoporose e a osteopenia. Doenças essas conhecidas pela sensibilidade nos ossos, devido à perda de densidade mineral, tornando os ossos mais fracos.
A seguir, acompanhe a importância do cálcio para prevenir a osteoporose, e mais.
Durante a infância e a adolescência a recomendação desse nutriente é maior, porque é a fase em que os ossos estão, em formação. A partir dos 50 anos, tanto em homens como em mulheres, o corpo começa a perder cálcio.
Então, a ingestão de cálcio adequada durante toda a vida, sobretudo, na infância e adolescência, é um fator de prevenção de doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose em idades avançadas.
O Cálcio é encontrado em igual quantidade em leites, sejam eles desnatados ou integrais. Há também uma grande concentração do mineral nos queijos, iogurtes e manteigas. Além do leite e seus derivados, podemos também encontrar cálcio em vegetais como: beterraba crua, brócolis, couve, vagem, entre outros.
Importante frisar que, além desse consumo de cálcio é importante tomar vitamina D, aquela que se toma ao estar exposta ao sol. Isso porque a vitamina D ajuda o cálcio a ser absorvido pelo organismo. Portanto, é importante tomar sol.
Em alguns casos é necessário investir em suplementos. Principalmente, mulheres que já estão na fase da menopausa e passaram a perder cálcio, pois, somente o laticínio não irá fornecer todo o cálcio necessário que o osso precisa.
Quando falta cálcio na circulação o organismo retira nutrientes dos ossos e para consertar esse processo, nosso corpo busca o mineral no sangue, por isso a alimentação tem papel fundamental para manter as taxas adequadas de cálcio na circulação sanguínea. Além do mais, a deficiência de cálcio leva também à obesidade e diabetes.
Outro fator importante em relação à ingestão de cálcio é evitar alimentos que dificultam a absorção do cálcio no organismo. Pois, não adianta nada, ter uma dieta rica em cálcio se consumir alimentos que irão absorvê-los.
Esses alimentos são os fosfatos, a celulose e os oxalatos. Eles estão presentes no chocolate, na cafeína, no espinafre, refrigerantes, e até mesmo em alguns medicamentos. Então, é importante ficar de olho nisso.
A osteoporose é uma doença assintomática, ou seja, quando se nota que tem algo de errado, não é raro que a doença já esteja em estágio avançado.
Por isso é muito importante, independente se é diagnosticado ou não com osteoporose, que todos tenham uma boa dieta em cálcio e vitamina D para a sua saúde óssea, sobretudo, na infância e adolescência que é quando os ossos estão em formação.
Fazendo assim, certamente, tanto a prevenção quanto o processo de cura da osteoporose são garantidos, trazendo uma boa qualidade de vida para quem coloca uma dieta em cálcio em prática.
Busque um médico