O câncer de bexiga é uma doença grave com alto potencial de morbidade e mortalidade1. Está associado a múltiplos fatores de risco, sendo o tabagismo.
Leia maisO câncer de bexiga de bexiga está associado à muitos fatores, mas destaca-se o tabagismo e as exposições ocupacionais como os principais identificados. A intensidade e o tempo de exposição ao cigarro estão diretamente relacionados com a gravidade e agressividade da patologia.
Em relação às exposições ocupacionais, estudos apontam aumento de incidência em trabalhadores de diversas áreas, como: pintores, metalúrgicos, pedreiros, operadores de escavadoras, mineradores e trabalhadores envolvidos em manufatura de carpetes, tintas, plásticos e componentes químicos.
O câncer de bexiga pode causar diversos sintomas, e todos dependerão de alguns fatores, como tamanho do tumor, localização da lesão, presença de metástases (invasão feita por células cancerígenas a outros órgãos do corpo). Mas, para identificação, destacamos alguns dos mais comuns.
Hematúria: presença de sangue na urina. Pode se manifestar de forma indolor, visível e não visível.
Disúria: Dor e desconforto ao urinar.
Urgência miccional: Vontade incontrolável de urinar.
Aumento da frequência urinária: Não conseguir urinar mesmo com a necessidade frequente de ir ao banheiro.
Busque um médico
O câncer de bexiga é uma doença que afeta a bexiga urinária, um órgão oco no abdômen inferior que armazena a urina produzida pelos rins.
Leia maisO câncer de bexiga é uma das formas mais comuns de câncer, afetando milhares de pessoas ao redor do mundo todos os anos.
Leia maisO câncer de bexiga é uma condição médica séria que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.
Leia maisO câncer de bexiga é uma condição médica que afeta milhares de pessoas todos os anos.
Leia maisO câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de morte em muitos países.
Leia maisO câncer de bexiga tem sido cada vez mais prevalente no Brasil. Mesmo sendo um câncer comum, ainda não possui grande visibilidade.
Leia maisO tratamento do câncer de bexiga depende de qual estágio ele foi diagnosticado, podendo variar desde um tratamento endoscópico, com cistoscopia.
Leia maisO câncer de bexiga, nono tipo mais comum de neoplasia no Brasil e no mundo<sup>1,2</sup>, é uma doença na maioria das vezes grave, de manejo complexo.
Leia maisCarregar mais
Ver todos
Ver todos