Saúde Masculina
Este conteúdo faz parte da causa Saúde Masculina sem Tabu
Saúde Masculina
A pílula anticoncepcional já foi o centro de muitas discussões. Uma das mais importantes é a ideia de um anticoncepcional masculino. Como funcionaria esse tipo de método contraceptivo?
Socialmente, pouco mudou nos últimos anos: as mulheres continuam sendo as maiores consumidoras de métodos contraceptivos, afinal, a pílula é voltada para o público feminino apenas.
Entretanto, pesquisas de mais de uma década atrás já demonstraram a eficácia do contraceptivo masculino de até 98,8%.
O anticoncepcional masculino se apresenta como um método contraceptivo reversível e seguro para o homem que não deseja ter filhos. Em geral, ao homem restam apenas duas opções: o preservativo ou a vasectomia.
Com a chegada do chamado ‘RISUG’ (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) os homens passam a ter uma nova alternativa contraceptiva.
Espera-se que a partir de 2023 o RISUG passe a ser comercializado em todo o mundo e promete ser mais simples do que uma vasectomia e completamente reversível, além de ter efeito prolongado.
O RISUG é uma injeção anticoncepcional masculina que chegará ao consumidor ainda este ano depois de praticamente duas décadas de estudos. O medicamento é feito de um copolímero de estireno e anidrido maleico que garante segurança e eficácia contraceptiva a longo prazo.
Durante as pesquisas, observaram-se homens que ficaram estéreis por até 10 anos após o uso do RISUG.
Os testes mostraram uma redução na produção de espermatozoides ou a completa ausência deles no esperma em um período de meses após a injeção.
Além de se mostrar reversível, o RISUG se mostra como uma alternativa segura e não invasiva de método anticoncepcional masculino.
A aplicação do anticoncepcional masculino é feita por uma pequena incisão no escroto. Isso afasta a necessidade de realização de procedimento cirúrgico. Sua aplicação é feita diretamente nos tubos deferentes, por onde os espermatozoides passam.
É mais simples que uma vasectomia, e o já se mostrou também mais eficaz que a cirurgia.
Após o procedimento, os homens que participaram dos testes apresentaram inchaço e dor escrotal e inguinal temporários, tendo durado por aproximadamente um mês.
Mesmo assim, nenhum outro efeito colateral foi apontado, mostrando-se assim uma alternativa contraceptiva bastante segura para os homens e — cuja eficácia foi apontada como de 99% por até 10 anos.
Apesar de seguro e eficaz, o anticoncepcional masculino terá de passar por testes e avaliações também no Brasil. Sua comercialização no país dependerá de aprovação (ou não) da Anvisa.
Embora a vasectomia seja oferecida gratuitamente pelo SUS, a adesão ao método não é tão grande quanto esperado.
A chegada do RISUG ao mercado brasileiro ainda tem um caminho a percorrer, mas existe certo otimismo em torno da “pílula” anticoncepcional masculino e a forma com que vai afetar a relação do homem com e a fertilidade.
Lembre-se de consultar um médico e avaliar os riscos e os benefícios de recorrer a uma nova tecnologia.
Para saber mais, visite nosso site e cuide da sua saúde com a Viver Zodiac.
https://jrhm.org/RISUG-offers-early-contraception-an-experience-during-phase-iii-clinical-trials/https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4345756/https://www.healthline.com/health/birth-control/male-birth-control-injection#RISUG-and-vasalgel
https://www.nih.gov/news-events/nih-research-matters/male-contraceptive-disables-sperm
Busque um médico