Essa combinação de tratamentos convencionais e complementares dá origem às terapias integrativas1, que buscam envolver diversas áreas da vida do indivíduo e tratá-lo como um todo, de forma mais acolhedora, holística (que defende uma visão integral e um entendimento geral dos fenômenos2) e interdisciplinar.3,4
Muitas dessas práticas são aconselhadas e mostram-se benéficas em casos de dores e doenças crônicas, como a fibromialgia, a dor neuropática e a osteoartrite, por exemplo. Conheça algumas delas:
É importante lembrar que todo tratamento complementar, por mais simples que pareça, deve ser indicado e acompanhado por um médico, já que pode interferir no tratamento principal.
Referências bibliográficas:
A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, frequentemente associada a danos teciduais reais ou potenciais
Ler maisA dor pós-operatória é uma preocupação comum e frequentemente inevitável após uma cirurgia. Este desconforto pode variar de leve a severo.
Ler maisUma entorse é uma lesão que afeta os ligamentos, estruturas fibrosas que conectam os ossos entre si e estabilizam as articulações.
Ler maisA lombalgia, ou dor lombar, é uma condição comum que afeta uma grande parcela da população global.
Ler mais