MITOS E VERDADES SOBRE HPB

Você já ouviu falar em HPB? Essa é a sigla para Hiperplasia Prostática Benigna, uma doença caracterizada pelo aumento da próstata. Embora seja uma

Você já ouviu falar em HPB? Essa é a sigla para Hiperplasia Prostática Benigna, uma doença caracterizada pelo aumento da próstata. Embora seja uma condição comum entre os homens, a causa exata ainda não é conhecida. Acredita-se que seja algo relacionado a alterações hormonais, como a testosterona e a di-hidrotestosterona. Fatores como a idade, histórico familiar e alterações genéticas também podem contribuir.

É comum que a doença tenha consequências no funcionamento da bexiga. Homens com HBP costumam ter a sensação de que a bexiga nunca está vazia, por isso, sentem a necessidade de urinar muitas vezes, inclusive durante a noite. Também podem apresentar esforço para começar a urinar e redução do jato urinário.

Apesar do nome da doença assustar, não é preciso pânico. Mesmo sendo uma doença comum, há muita desinformação e uma série de mitos que rondam a HPB. Por isso, é importante se informar sobre a hiperplasia prostática benigna e buscar orientação de um urologista ao apresentar os sintomas.

Mitos e verdades sobre HBP

Nem sempre o que falam sobre uma doença é verdade. Existem vários mitos na área da saúde que podem causar confusão na hora de identificar os sintomas, além do atraso no diagnóstico e no tratamento. Para evitar que isso aconteça, a informação é fundamental.

Pensando nisso, listamos abaixo os principais mitos e verdades sobre a hiperplasia prostática benigna. Veja o que é verdadeiro ou falso sobre HPB:

HPB é um câncer (Mito)

Não, HPB não é um câncer. Na verdade, a doença é um aumento benigno no tamanho da próstata, ou seja, esse aumento não está relacionado a um câncer. A letra “B” da sigla HPB indica exatamente isso.

É uma doença comum (Verdade)

Como citamos no início, HPB é uma doença comum — principalmente em homens mais velhos. Os números indicam que 25% dos homens entre 40 e 49 apresentam o diagnóstico. Acima dos 50 anos, 50% dos indivíduos terão HPB. Quando falamos de homens na faixa entre 70 e 80 anos, a taxa chega a 80%.

Nem sempre precisa de tratamento (Verdade)

Pois é, apesar de ser uma doença, nem sempre o tratamento é necessário. É o caso de homens que apresentam poucos sintomas — acordam uma ou duas vezes para urinar durante à noite. Quando isso acontece, precisam apenas de acompanhamento regular do urologista.

Aqueles que apresentam sintomas mais intensos devem discutir com o especialista qual o tratamento adequado. Existem algumas opções. Geralmente, o tratamento inicial é feito com medicamentos. Se não apresentar efeitos, o paciente pode ser encaminhado para um procedimento cirúrgico.

Todos os pacientes apresentam sintomas (Mito)

Nem todos os homens com HPB apresentam sintomas clínicos. Números indicam que cerca de metade dos indivíduos vão apresentar alguma queixa sobre a doença. Por isso, é importante visitar o urologista anualmente. Assim, os exames ficam em dia e é possível fazer o diagnóstico da doença precocemente.

HPB causa disfunção erétil (Mito)

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a próstata não está relacionada à função sexual. Na verdade, está relacionada à capacidade do homem ter filhos, ou seja, está ligada à função reprodutora. A ereção não é afetada com o diagnóstico da doença. O nervo responsável por ela passa ao lado da próstata e quase nunca é afetado.

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi