Um indivíduo é diagnosticado com epilepsia se apresentar duas crises convulsivas espontâneas (ou uma convulsão espontânea com a probabilidade de acontecerem outras) que não foram causadas por alguma condição médica conhecida e reversível, como a abstinência alcoólica ou hipoglicemia grave, por exemplo1. Importante lembrar que a ocorrência de uma única crise não significa que o indivíduo tenha epilepsia2.
Muitas vezes, os fatores que desencadeiam a epilepsia são desconhecidos. No entanto, eles podem ter origem em ferimentos sofridos na cabeça, recentemente ou não. Traumas na hora do parto, abusos de álcool e drogas, tumores e outras doenças neurológicas também facilitam o aparecimento da doença. A hereditariedade também desempenha um papel importante na etiologia desta doença1,4.
Os sintomas da crise convulsiva variam bastante. Algumas pessoas simplesmente ficam olhando para o “nada”, de forma inexpressiva por alguns segundos durante a crise; enquanto outros agitam repetidamente seus braços ou pernas, pode ocorrer perda da consciência ou não2,5.
Sintomas da epilepsia
O principal sintoma da epilepsia é a ocorrência de crises convulsivas repetidas. Se um ou mais sintomas dos a seguir estiverem presentes, busque pela orientação de um médico5.
– Convulsão sem febre;
– Curtos períodos de esquecimento (“apagão”) ou de confusão mental;
– Desmaios intermitentes, durante os quais não há controle da bexiga e ou do intestino, seguido por cansaço extremo;
– Durante um curto período, a pessoa se torna irresponsiva a instruções ou a questões;
– Rigidez corporal sem motivo aparente;
– Quedas;
– A pessoa passa a piscar e a fazer o movimento de deglutição e mastigação repetidamente;
– O indivíduo sente medo, raiva e até mesmo pode apresentar uma crise de pânico, sem razão aparente;
– Movimentos bruscos dos braços, pernas e tronco.
Referências
1. Epilepsy Foundation. What is epilepsy. Disponível em: https://www.epilepsy.com/learn/about-epilepsy-basics/what-epilepsy. Acesso em: set. de 2019.
2. Mayo Clinic. Epilepsy: overview. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/epilepsy/symptoms-causes/syc-20350093. Acesso em: set. de 2019.
3. Hospital Israelita Albert Einstein. Epilepsia. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/epilepsia. Acesso em: set. de 2019.
4. Liga Brasileira de Epilepsia. Tudo sobre epilepsia. Disponível em: http://epilepsia.org.br/o-que-e-epilepsia/. Acesso em: set. de 2019.
5. Medical News Today. Epilepsy Symptoms. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/8947.php.
FA-268-19
A epilepsia é um transtorno neurológico que se caracteriza por alguns sintomas comuns, que incluem perda de consciência, convulsões, espasmos muscular
Ler maisA epilepsia é um transtorno neurológico crônico caracterizado por crises epilépticas recorrentes. Embora ainda não exista uma causa definitiva
Ler maisDe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas possuem epilepsia no mundo.Dessas, 3 milhões apenas no Brasil.
Ler maisVocê já se deparou com uma pessoa olhando para o nada, e você chama essa pessoa e a pessoa não responde e aí você pensa que é só uma distração?
Ler mais