HPB é o nome dado ao aumento de volume da próstata, que é comum com a idade. Cerca de 23% dos homens acima dos 50 anos e 78% dos homens entre 60 e 70 anos desenvolvem a condição. Já o câncer de próstata é o segundo câncer mais prevalente nos homens no Brasil e ao redor do mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Na fase inicial, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, isto é, não apresenta sintomas ou, quando apresenta, eles são semelhantes aos do HPB:
Dificuldade de urinar
Demora em começar e terminar de urinar
Diminuição do jato de urina
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Além disso, o câncer de próstata está relacionado a fatores como:
Idade acima de 50 anos.
Pai ou irmão com câncer antes dos 60 anos.
Maus hábitos alimentares.
Estilo de vida de risco, envolvendo tabagismo e sedentarismo.
Na maioria dos casos em que há sintomas urinários, a causa é a HPB. O exame de toque retal, que avalia o tamanho da próstata, e o exame de sangue que mede o nível de PSA são os principais testes que podem diferenciar clinicamente a HPB e o câncer de próstata.
Níveis altos de PSA podem ser indicativos de câncer de próstata, mas o diagnóstico requer a confirmação com outros exames. A melhor saída é sempre conversar com seu médico e continuar em dia com a sua saúde.
Se você tem mais de 40 anos tente fazer um check-up pelo menos uma vez ao ano. E se estiver com algum desconforto urinário, não deixe de se consultar com um urologista.
A Hiperplasia Prostática Benigna não é um câncer e nem causa câncer, mas pode provocar problemas sérios se não for tratada a tempo. Lembre-se que se trata de uma doença progressiva e pode causar consequências como retenção urinária aguda.
Chang, R.T.; Kirby, R.; Challacombe, B. J. Is there a link between BPH and prostate cancer? Practitioner. 2012 Apr;256(1750):13-6, 2. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22792684. Acesso em 22 mai. 2018.
Miah, S.; Catto, J. BPH and prostate cancer risk. Indian J Urol. 2014 Apr-Jun; 30(2): 214–218. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3989826/. Acessp e, 22 mai. 2018.
Gu XS. Prostatitis symptoms. Modern postatic diseases. Beijing: Peking Union Medica College Press; 1996: 20-39.
INCA. Tipos de câncer: Próstata. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata. Acesso em 22 mai. 2018.
INCA. Tipos de câncer: Próstata – Sintomas. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/sintomas. Acesso em 22 mai. 2018.
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: Inca, 2017. 12 p. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/cartilha_cancer_prostata_2017_final_WEB.pdf Acesso em 22 mai. 2018.
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição comum que afeta a próstata, uma glândula do tamanho de uma noz localizada abaixo da bexiga
Ler maisMuitos pacientes ficam assustados ao receber o diagnóstico de HPB.
Ler maisA hiperplasia prostática benigna é caracterizada pelo crescimento da próstata mas não possui relação com o câncer nessa região.
Ler maisTambém conhecida como aumento prostático benigno, a hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta homens, especialmente na faixa acima de 50 anos.
Ler mais