Saúde Masculina
Este conteúdo faz parte da causa Saúde Masculina sem Tabu
Saúde Masculina
Não importa como você fuma tabaco, ele é perigoso para a sua saúde. Conforme o Ministério da Saúde, não há doses seguras para o consumo de substâncias. No cigarro, há produtos como acetona, nicotina e até mesmo monóxido de carbono, de modo que não é apenas o seu pulmão que sofre os efeitos nocivos, mas todo o corpo e até a mente.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por dia morrem cerca de 443 brasileiros em decorrência do tabagismo.
Fumar pode levar a uma série de complicações, assim como efeitos nocivos que perduram por um longo tempo no corpo humano. Há prejuízos temporários e crônicos, assim como os que se manifestam rapidamente, e outros que levam anos para surgir.Por essa razão, criamos um conteúdo exclusivo para que você saiba os malefícios do cigarro. Confira!
Quando você inala a fumaça, está ingerindo substâncias que danificam diretamente os tecidos do pulmão. Ao longo dos anos estes danos vão se acumulando e gerando vários quadros graves.
Nesse sentido, pessoas que fumam têm maior propensão a desenvolver infecções respiratórias, enfisema, bronquite crônica e câncer de pulmão.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC), fumantes passivos têm 30% mais chances de desenvolver câncer de pulmão e 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, asma e pneumonia.
Estima-se que aproximadamente 2,2% da população masculina sofre de impotência sexual. Quando falamos em fumantes, esse índice sobe para 37%. Isso acontece por conta da ação da nicotina no organismo.
A nicotina afeta o fluxo sanguíneo nas áreas genitais femininas e masculinas. Para homens, reduz a sua performance sexual, enquanto para as mulheres, reduz a lubrificação e diminui as chances de se chegar ao orgasmo. Além disso, o cigarro reduz a produção de hormônios sexuais, acabando com o desejo.
Fumar pode causar danos permanentes para todo o sistema cardiovascular. A nicotina faz com que os vasos sanguíneos se comprimam, dificultando a passagem do sangue. Ao longo do tempo, esses danos podem levar ao surgimento de um quadro chamado “doença da artéria periférica”, que causa dor ao andar e pode aumentar os riscos de inflamação nos vasos sanguíneos.
Além disso, fumar aumenta a pressão sanguínea, fazendo com que os vasos se tornem mais fracos, aumentando o risco de um derrame.
Fumar aumenta as chances de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago e pâncreas. E isso serve também para aqueles que não inalam a fumaça, apenas deixam na boca.
Além disso, a fumaça do cigarro afeta a produção de insulina, de modo que o paciente pode desenvolver resistência à substância. Por consequência, aumenta a chance de desenvolver diabetes tipo 2, além de que a doença irá progredir mais rápido do que em um não-fumante.
Fumar não causa danos apenas aos pulmões, mas a todo o corpo. Além disso, não é apenas o fumante que sofre, todos os que estão ao seu redor também podem enfrentar essas consequências.
Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog e se mantenha informado!
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo#:~:text=Quanto%20%C3%A0s%20mortes%20anuais%20atribu%C3%ADveis,cerebral%20(AVC)%20(INSTITUTO%20DE
https://www.healthline.com/health/emphysema
https://www.healthline.com/health/pneumonia
https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2022/08/15069449-fumar-causa-disfuncao-eretil-e-diminui-a-libido-urologista-tira-a-duvida.html
Busque um médico