Tudo que você precisa saber sobre TEV 

Você sabe o que é um Tromboembolismo Venoso, mais conhecido como TEV? Se não, este é o lugar certo! A Zodiac, uma grande multinacional farmacêutica...

Você sabe o que é um Tromboembolismo Venoso, mais conhecido como TEV? Se não, este é o lugar certo! A Zodiac, uma grande multinacional farmacêutica, preparou esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre essa situação. Acompanhe! 

O que é e como se manifesta o TEV?  

O tromboembolismo venoso é causado quando um coágulo (ou trombo) é formado nas veias por onde passa o fluxo de sangue. Isso prejudica a circulação sanguínea e o nosso organismo. A formação desse TEV é mais comum do que parece e se não for tratado da forma adequada pode agravar o quadro e até mesmo levar o paciente a óbito. Ele se manifesta, aproximadamente, em uma pessoa a cada mil todos os anos.

Esses trombos, ou coágulos, se formam no momento em que algo dentro do nosso corpo altera ou retarda o fluxo sanguíneo. O TEV se manifesta a partir de duas formas distintas.

A primeira e mais grave é a embolia pulmonar. Ela é causada quando o trombo se forma em alguma parede de vaso sanguíneo, mas se solta. Pelo fluxo normal do sangue esse coágulo chega até o pulmão e compromete toda a circulação sanguínea. Geralmente, os estados mais avançados podem causar a morte.  

Já a segunda é a TPV, a trombose venosa profunda. Popularmente conhecida apenas como trombose, ela acontece quando o trombo atinge uma veia mais profunda, geralmente localizada nos membros inferiores do corpo (perna). O coágulo obstrui a circulação do sangue e pode bloquear totalmente ou parcialmente o fluxo do sangue.

Fatores de risco que podem causar o TEV: 

O tromboembolismo venoso pode afetar qualquer faixa etária, tanto homens quanto mulheres. Porém, existem alguns tipos de pessoas que são mais propensas a desenvolver a formação de trombos no corpo.  

Os principais são pessoas obesas ou com sobrepeso; idosos; fumantes; mulheres no período fértil (que usam contraceptivos via oral), grávidas, puérperas ou na menopausa (que utilizam hormônios via oral); pessoas com câncer; pessoas que realizaram cirurgia recentemente ou hospitalizadas; pessoas imobilizadas por conta de fraturas; ou pessoas com histórico na família de TEV.  

Além disso, fatores genéticos também podem causar a TEV nas pessoas como, por exemplo, aquelas que, devido à medula óssea, produzem uma quantidade maior de glóbulos vermelhos.  

Principais sintomas do TEV 

Devido às duas formas de manifestação distintas, a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda possuem sintomas diferentes. No caso da embolia, os principais sintomas são: respiração e batimentos cardíacos acelerados, falta de ar repentina, desmaio ou tontura, e dor na região do peito ou abaixo das costelas (piora com uma respiração mais profunda).  

Já a trombose se manifesta a partir de dor nos braços, pernas ou região onde o coágulo possa estar; calor e vermelhidão na área atingida; inchaços e endurecimento também do local atingido.  

Agora você já sabe tudo sobre o TEV, o tromboembolismo venoso. Ainda assim ficou com dúvidas ou quer se aprofundar ainda mais? Procure um médico especialista e ele todas as suas dúvidas.  

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi