O Transtorno de Ansiedade Generalizada, pode ser exemplificado como uma preocupação ou nervosismo de forma excessiva, que faz a pessoa desenvolver medo de situações ou acontecimentos do cotidiano. Em alguns casos, pessoas relataram que criaram pavor de momentos futuros, que ainda nem ocorreram. E isso afeta bastante a sua vida, pois o indivíduo se agarra a esses medos, criando uma bolha ao seu redor. Com frequência, é bastante difícil conseguir identificar esse transtorno. Assim, confira abaixo uma lista com alguns dos sintomas que podem ocorrer em meio à crise.
· – Coração acelerado;
· – Insônia;
· – Falta ou excesso de alimentação;
· – Alteração de Humor;
· – Fortes dores de cabeça;
· – Medo sempre presente;
· – Falta de concentração ou atenção;
· – Muita tensão muscular;
· – Preocupação excessiva, porém sem fundamento;
· – Nervosismo.
Vale lembrar também que esses sintomas podem mudar de pessoa para pessoa, por isso é importante o acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicólogo.
Há bastante dúvidas sobre o que pode ocasionar esse transtorno, e são vários os quesitos como por exemplo:
· – Exposição excessiva ao estresse: seja no trabalho ou em casa.
· – Traumas de infância: em alguns casos, esse problema pode vir desde a infância, por situações que aconteceram e não souberam como lidar com elas.
· – Relacionamentos: Pessoas que passaram por relacionamentos abusivos em qualquer área emocional, tendem a desenvolver esse transtorno por motivos de brigas constantes e opressão psicológica.
Existem muitos fatores que podem acarretar, seja motivos simples como uma prova, o medo de não se sair bem, ou a perda de alguém próximo. Mas, em geral, são situações que podem levar o portador ao extremo.
Para o tratamento desse transtorno é indicado a psicoterapia e a farmacoterapia. Por meio do tratamento com o psicólogo, podem estabelecer as causas para desencadear o TAG e assim encontrar um meio de superação. Já o uso dos medicamentos, serve para inibir os sintomas. Pode demorar algumas semanas para notar os efeitos, porém são bastante eficazes.
É notório que não é fácil lidar quando ocorrem crises de ansiedade. Porém, não é impossível amenizar esses sintomas. De acordo com os especialistas, o importante é buscar ajuda, para que assim seja realizado o diagnóstico correto, uma vez que o transtorno de ansiedade generalizada também pode estar ligado a outros fatores, como: depressão e transtorno do pânico. Gostou do nosso post? Quer saber mais sobre o assunto? Venha conferir o nosso blog com posts interessantes para você. E, caso tenha interesse, entre em contato com um dos nossos especialistas.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a ansiedade são condições que podem afetar significativamente a vida cotidiana.
Ler maisSetembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como Setembro Amarelo.
Ler maisO mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização fundamental para a saúde mental: o Setembro Amarelo.
Ler maisSuar frio, medo irracional, sono desregulado, tensão muscular: esses são alguns sintomas de ansiedade.
Ler mais