Primeiro de tudo, sabemos que a saúde é o nosso bem maior, e por isso, deve ser sempre priorizada. Consumir informações e buscar assuntos que se relacionam a algum tipo de sintoma presente é de suma importância para um direcionamento médico ainda melhor.
E nesse quesito, podemos perceber a devida importância da endometriose, que atinge o público feminino, e mesmo que não seja um assunto tão falado, ele é bastante comum de acontecer em alguma fase da vida. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba o conceito e os principais sintomas da endometriose.
Em geral, podemos definir que a endometriose é conceituada, basicamente como uma condição inflamatória de maneira crônica. Ela ocorre devido ao crescimento anormal das células do endométrio na parte externa do útero, chegando em locais como intestino, trompas de falópio, bexiga e ovários.
Além disso, a endometriose pode acabar provocando sintomas como menstruação excessiva, cólica intensa, cansaço, piorando ainda mais a fase menstrual da mulher. Em relação ao tratamento, costuma-se ser realizado com o apoio de um médico ginecologista, dispondo do uso de medicamentos para controlar e aliviar os sintomas. Além disso, pode ser necessário, em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica.
Sabendo do conceito e do tratamento da doença, vamos analisar os sintomas mais comuns da endometriose, para que assim tenhamos um diagnóstico mais preciso.
Confira abaixo:
• Dor durante a relação sexual;
• Diarreia ou prisão de ventre;
• Cansaço excessivo;
• Dor na hora de defecar;
• Possíveis sangramentos fora do período menstrual;
• Barriga inchada;
• Cólica intensa, seja durante ou antes da menstruação;
• Dores ao urinar;
• Menstruação além do comum.
Além de todos os sintomas mencionados acima, não podemos deixar de citar que a questão da endometriose também pode acabar atrapalhando a gestação da mulher. Inclusive, a endometriose é uma das causas que são diagnosticadas em processos de infertilidade feminina.
Até o momento, não existem estudos específicos para constatar uma causa para a endometriose. Entretanto, já existem inúmeras teorias que podem explicar o que pode acabar favorecendo o crescimento do tecido endometrial na parte externa do útero.
Por isso, as teorias mais plausíveis atualmente, são:
1. Menstruação retrógrada
Caso você não saiba, a menstruação retrógrada é quando a própria menstruação acaba não sendo eliminada da maneira correta, e nisso, ela pode seguir para outros tipos de órgãos pélvicos. Com isso, os fragmentos do endométrio que precisavam ser eliminados durante o processo da menstruação, acabam ficando alocados em outros órgãos, contribuindo para o surgimento da endometriose.
2. Fatores ambientais
Aqui, tratamos a respeito de poluentes que podem estar presentes na gordura de carnes, e até mesmo em refrigerantes. Nesse contexto, esses agentes poluentes alteram o sistema imune, fazendo com que o próprio corpo não reconheça os tecidos endometriais.
Conforme vimos, entender o conceito e os sintomas da endometriose é o primeiro passo para um tratamento mais eficiente, que geralmente decorre de anti-inflamatórios para casos mais leves e intervenções cirúrgicas para casos mais graves. No entanto, ter um diagnóstico precoce é crucial para evitar futuras complicações.
Se você deseja ampliar o seu conhecimento sobre esse tema e outros assuntos relacionados, não se esqueça de inscrever-se em nosso blog e ficar por dentro das nossas novidades. Caso tenha dúvidas, converse diretamente com um de nossos especialistas.
https://www.tuasaude.com/endometriose/
O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma infecção viral comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Ler maisA coceira vaginal é um sintoma comum que pode afetar mulheres de todas as idades. Ela pode ser causada por uma série de fatores, incluindo infecções.
Ler maisA saúde da mulher é um tema muito importante e que deve ser discutido constantemente. Com o objetivo de promover a conscientização.
Ler maisO câncer de ovário é uma das doenças mais perigosas que afetam as mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ler mais