Os cuidados com a saúde da mulher idosa são bem específicos e merecem todo o tipo de atenção. Dentre os principais fatores estão incluídos o direcionamento da saúde íntima. Isso porque, muitas doenças ginecológicas podem ser satisfatoriamente prevenidas na terceira idade, uma delas é o câncer de colo de útero.
Além das doenças que podem se apresentar de forma muito perigosa, outros problemas como infecções urinárias e fúngicas, pedem a atenção e todo o cuidado com a saúde da mulher idosa.
Por isso, acompanhe e conheça mais sobre esses cuidados na leitura a seguir.
Como não é novidade, a saúde da mulher na terceira idade, assim como em qualquer outra fase, precisa do máximo de cautela. Mas se tratando do idoso, o organismo apresenta uma propensão ainda maior às doenças. Isso acaba acontecendo porque naturalmente a mulher idosa apresenta baixa imunidade.
Por isso, é aconselhado pelos médicos, para que os cuidados com a saúde da mulher idosa estejam em dia, é necessária a prática regular de atividades físicas, assim como garantir o consumo de alimentos saudáveis. Contudo, mesmo com todas essas atenções em prática, é indispensável o cuidado com a região íntima.
As doenças que podem afetar a saúde da mulher que alcançou a terceira idade podem ser classificadas como:
O câncer de vulva é um tipo de doença que está diretamente relacionado ao vírus papiloma humano (HPV) e ao também tabagismo. Os sintomas mais comuns são a formação de um nódulo ou até mesmo uma ferida que provoca coceira.
De forma geral, o tratamento consiste na retirada do câncer através da cirurgia. Conforme é diagnosticado de forma precoce, a paciente obtém mais resultados no tratamento.
2. Câncer de endométrio
O câncer de endométrio é caracterizado como doença que afeta de certa maneira mulheres que têm mais de 55 anos. O sintoma que mais deixa em alerta é o sangramento que ocorre na vagina.
Outro sintoma que também pode ser evidente é a dor pélvica durante a relação sexual. Porém, não são todas as pessoas que apresentam esse tipo de sintoma. O tratamento desse tipo de câncer também consiste em cirurgia para a remoção do útero, bem como quimioterápicos, radioterapia e terapia hormonal.
O câncer de ovário também pode ser um problema que acomete a saúde da mulher idosa. Esse é um tipo de câncer que possui mais complicações em seu tratamento. Isso porque, em muitos casos, só foi percebido depois que avançou seu estágio.
Os sintomas podem estar relacionados à perda de apetite, assim como a perda de peso, entre outros. Contudo, para o tratamento, o paciente pode ser submetido à cirurgia e também a quimioterapia.
Para promover uma atenção qualificada à mulher na terceira idade é importante realizar visitas regulares ao médico. Além disso, estar sempre em dia com a rotina de exames específicos, entre outras atenções.
O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma infecção viral comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Ler maisA coceira vaginal é um sintoma comum que pode afetar mulheres de todas as idades. Ela pode ser causada por uma série de fatores, incluindo infecções.
Ler maisA saúde da mulher é um tema muito importante e que deve ser discutido constantemente. Com o objetivo de promover a conscientização.
Ler maisO câncer de ovário é uma das doenças mais perigosas que afetam as mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ler mais