A endometriose é uma das condições mais comuns entre as mulheres. É uma doença inflamatória causada pelo acúmulo da mucosa do endométrio que se forma nas partes da cavidade abdominal, como ovários, trompas e intestino.
Entender o que ela realmente é e qual a importância do tratamento e ainda as consequências da falta de tratamento podem evitar o aparecimento de outras doenças e complicações.
Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda a necessidade do tratamento!
O endométrio é um tecido que reveste a parede interna do útero, que é onde o óvulo depois de fertilizado se implanta e abriga a gestação. Quando não há a fecundação esse tecido se descola do útero é expelido durante a menstruação.
Porém, a endometriose ocorre quando parte das células do endométrio migram no sentido oposto e caem nos ovários e outras partes da cavidade abdominal, como trompas e intestino, o que causa uma lesão endométrica.
Quando o endométrio migra erroneamente ele volta a se multiplicar e sangrar, ou seja, continua a sofrer as alterações durante o ciclo menstrual, só que na região abdominal.
De modo geral, a endometriose pode ser uma doença silenciosa. Entretanto, há alguns sintomas que podem indicá-la e que devem ser observados atentamente. São eles:
· Cólicas menstruais;
· Dores durante as relações sexuais;
· Dores e sangramento urinário e intestinal durante o ciclo menstrual;
· Infertilidade (dificuldade para engravidar);
1. Endometriose profunda
É o tipo mais severo da doença e acontece quando as células endométricas atingem o peritônio, que é a membrana que envolve o interior do abdome e protege órgãos como intestino, estômago e ovários. Os sintomas desse tipo da doença são mais severos e possuem maior dificuldade no tratamento.
É quando as células se alojam em cistos no ovário. A cada ciclo menstrual essas células menstruam dentro dos cistos e com o tempo vão preenchendo-os com sangue.
Acontece quando os tecidos atingem o peritônio, membrana que reveste a pelve, os órgãos abdominais e pélvicos.
Quando atinge a parede abdominal, causa alteração na coloração da pele e pode ser sentida ao toque no abdome.
É um tipo raro da doença, quando as células atingem os pulmões através de vasos sanguíneos e linfáticos.
Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, 1 em cada 10 mulheres sofrem com a doença no Brasil. Dessa forma, de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva são acometidas com a afecção.
Por essa razão, é importante a observação de sintomas e visitas regulares ao médico.
O tratamento da endometriose será definido pelo médico, de acordo com o estágio e tipo da doença. Tendo em vista que a endometriose se apresenta para cada mulher de maneira diversa e em diferentes graus de avanço.
Os tratamentos mais comuns são o uso de hormônios e a laparoscopia, que é um procedimento pouco invasivo que permite a visualização da área afetada e retirada dos focos da doença.
Os perigos da falta de diagnóstico e tratamento adequados para quadros de endometriose vão de aumento do sofrimento da mulher durante a menstruação, dificuldade da fecundação e infertilidade. Buscar um tratamento precoce pode impedir complicações da doença e evitar seus desconfortos.
Por essas razões, ter um olhar atento à saúde feminina é tão importante, principalmente observar doenças que são comuns entre as mulheres, como a endometriose. Interromper a evolução da doença e tratá-la de maneira adequada pode impedir ou prevenir o comprometimento de outros órgãos e melhorar a qualidade de vida da mulher.
Então, caso perceba algum dos sintomas ou tenha parentes que possuem a doença, não deixe de procurar um médico e evite os transtornos da endometriose.
Também são fatores de risco: ansiedade, IMC baixo, fragilidade no sistema imunológico ou ciclos menstruais de curta duração.
Também não deixe de visitar o site da Zodiac, que possui produtos em diversas áreas da saúde e também promove conteúdos com temas que visam trazer informação de qualidade e aumento do seu bem-estar.
Se você gostou, também visite nosso blog e saiba mais!
https://altadiagnosticos.com.br/saude/endometriose-sintomas-e-tratamento
O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma infecção viral comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Ler maisA coceira vaginal é um sintoma comum que pode afetar mulheres de todas as idades. Ela pode ser causada por uma série de fatores, incluindo infecções.
Ler maisA saúde da mulher é um tema muito importante e que deve ser discutido constantemente. Com o objetivo de promover a conscientização.
Ler maisO câncer de ovário é uma das doenças mais perigosas que afetam as mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ler mais