Osteoartrite
A osteoartrite não é coisa só da velhice, cada vez mais jovens têm também sofrido com esse problema.
Existem diversos motivos para que isso aconteça, desde obesidade até alguma lesão que acabou contribuindo para o desenvolvimento deste mal.
No entanto, muitas pessoas não sabem como identificar esse problema, visto que a osteoartrite pode não apresentar sintomas. Neste artigo vamos falar algumas maneiras que podem te ajudar a identificá-la. Confira!
A osteoartrite é um tipo de reumatismo, que age desgastando a cartilagem, o que traz alterações negativas para os ossos próximos a ela. A osteoartrite também é conhecida como artrose, e o mais comum é que ela aconteça nas mãos, coluna e joelhos.
Entre a s doenças categorizadas como reumatismo, a osteoartrite é a mais comum, chegando aos 40% dos casos nas consultas em ambulatórios de reumatologia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Normalmente a osteoartrite é causada pelo natural envelhecimento articular e também o uso exagerado dela. E é essa uma das causas mais comuns do aparecimento da osteoartrite nos jovens.
Continue a leitura, para melhor entendimento.
Embora a osteoartrite seja mais comum entre os idosos, as crianças e os adolescentes não estão isentos de apresentar o problema.
Isso porque o uso exagerado da articulação, como explicado anteriormente, pode causar osteoartrite. Então os jovens envolvidos com esportes, onde se tem o uso exagerado dela, podem apresentar quadro de osteoartrite.
A predisposição genética é também um outro fator que causa a osteoartrite em jovens. Se a família possui um histórico da doença, é provável que os filhos também acabem apresentando o problema por meio dos genes.
E por último o sedentarismo também é grande causa da osteoartrite em jovens. Não praticar atividades físicas é ruim para os ossos e a coluna, sobretudo, se passa muito tempo sentado.
Tanto o excesso, quanto a falta de atividade física podem causar osteoartrite, principalmente em jovens.
Identificar a osteoartrite nos jovens não é uma tarefa fácil, pois a doença não costuma apresentar os sintomas em pessoas que tenham menos de 40 anos.
Quando acontece de surgir algum sintoma, eles podem ser bem leves ou ainda sumirem por muito tempo.
Mas, quando existe algum sintoma, é comum:
· Apresentar dor nas articulações que aumentam gradualmente com o passar dos anos. Uma dor que surge durante movimento, mas que cessa durante o repouso;
· Enrijecimento e menor flexibilidade articular, esse enrijecimento começa a diminuir conforme a pessoa se movimenta;
· A articulação apresenta estalos e/ou rangidos;
· Se houver inflamação, apresentará também inchaço.
Como a osteoartrite é uma doença que costuma ser silenciosa nos mais jovens, o ideal é estar sempre realizando consultas preventivas no ortopedista.
Sobretudo se este jovem costuma praticar intensas atividades físicas, ou apresenta quadro de obesidade, ou ainda se houver quadros de osteoartrite na família.
Assim, o profissional poderá identificar a doença e ainda passar os tratamentos e alimentação adequada, para impedir o avanço da osteoartrite.
Gostou deste conteúdo? Se inscreva em nosso blog para mais conteúdo exclusivos como este.
Busque um médico