Osteoartrite
Quando falamos sobre artrite, estamos nos referindo a inflamações que acontecem nas articulações. A cartilagem faz com que os nossos ossos possam ter contato uns com os outros sem causar atrito.
Quando as cartilagens são desgastadas, principalmente nas mãos, joelhos e quadris, uma inflamação é desenvolvida, causando a osteoartrite, a artrite mais comum, gerando muita dor local.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre os tipos, o que é e as principais causas da osteoartrite, acompanhe as informações que trouxemos a seguir:
A osteoartrite pode receber outros nomes também, como artrose, osteoartrose e outras. Essa doença é muito comum dentre as doenças reumatológicas, sendo uma doença degenerativa, que significa que vai deteriorando a saúde com o passar do tempo.
É comum que a osteoartrite atinge mais as mulheres em locais como joelhos e mãos. Já nos homens, a osteoartrite atinge áreas como quadris e fêmur.
As chances de desenvolver osteoartrite acontecem com o passar dos anos, sendo ainda mais frequente de ser diagnosticada aos 60 anos. Em pessoas com mais de 70 anos, cerca de 80% podem apresentar essa doença.
Não são todos os pacientes acometidos pela osteoartrite que sentem dores crônicas. Ela é caracterizada principalmente pelo desgaste sobre a cartilagem e tambéme por causar alterações nos ossos.
A osteoartrite pode ser primária ou secundária, e os fatores que a causam podem ser os mais variados possíveis, desde alterações metabólicas, defeitos nas articulações ou desvios. A idade também é um fator importante.
Como dissemos, a osteoartrite pode ser classificada tanto em secundária, quando é localizada, quanto é generalizada. Na osteoartrite secundária, não é possível identificar uma causa direta que esteja relacionada ao aparecimento da doença.
É comum que ela apareça principalmente com o passar da idade e pode ser generalizada, nodal erosiva, nodal e condromalácia de patela.
Os locais que mais são afetados pela osteoartrite são os joelhos, as mãos, a lombar, os pés, a coluna e o quadril. Já a forma generalizada da doença acomete pacientes mais jovens, e estão associados a alguns fatores como hipermobilidade, traumas, doenças de depósito ou artrite.
Como citamos anteriormente, não podemos destacar apenas uma causa para que a osteoartrite seja desenvolvida no corpo dos pacientes.
É claro que essa doença pode ser mais comumente desenvolvida depois dos 50 anos, e normalmente não acomete pacientes menores de 35 anos, mas pode acontecer.
Os maiores fatores de risco que estão associados ao aparecimento da osteoartrite são a obesidade, a idade mais avançada, pessoas do sexo feminino, atividades laborais que sejam exercidas com movimentos repetitivos ou cargas pesadas e fatores genéticos.
Além disso, as deformidades nos ossos, assim como ligamentos rompidos e traumas sobre as articulações, também podem acabar gerando a osteoartrite.
Para que o diagnóstico seja feito, é necessário que você consulte um especialista médico. Os pacientes maiores de 50 anos devem realizar exames periódicos como raios-X e exames de imagem nas mãos, nos pés, no quadril e joelho.
Depois de conhecermos um pouco mais sobre a osteoartrite, saiba que quanto antes ela for diagnosticada, melhores são as chances de tratamento.
Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais!
https://www.santapaula.com.br/blog/osteoartrite-ou-artrose-saiba-como-identificar-os-sintomas-e-o-que-fazer/
https://www.clinicacroce.com.br/blog/osteoartrite/#:~:text=A%20osteoartrite%20apresenta%20dois%20tipos,generalizada%20e%20condromal%C3%A1cia%20de%20patela.
Busque um médico