Janeiro branco: Mitos e verdades sobre a saúde mental

Sem dúvidas, os assuntos relacionados à saúde mental nunca foram tão abordados quanto atualmente. Depois da pandemia do coronavírus.

Sem dúvidas, os assuntos relacionados à saúde mental nunca foram tão abordados quanto atualmente. Depois da pandemia do coronavírus, que fez com que a população mundial permanecesse em isolamento social para evitar a transmissão e propagação da doença, nos trouxe a oportunidade de entender melhor nossos pensamentos, emoções e sentimentos.

Contudo, esse cuidado já vem sendo demandado muito antes da pandemia. No entanto, podemos considerar que durante ela, percebemos a importância de investir na saúde mental. Para isso, temos o famoso Janeiro Branco, que investe unicamente nesse propósito e busca incentivar a população a buscar ajuda psicológica e conhecimento.

Porém, ainda existem dúvidas tanto em relação ao conceito de Janeiro Branco quanto às próprias questões que envolvem a saúde mental. Por isso, nesse post iremos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema tão importante.

Continue lendo o nosso artigo! 

 

Afinal, o que é Janeiro Branco? 

Antes de tudo, podemos definir que o termo “Janeiro Branco” nada mais é do que um movimento que surgiu no Brasil em 2015 com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar emocional.

De maneira prática, o movimento é realizado durante todo o mês de janeiro, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da saúde mental e do cuidado com os próprios sentimentos e emoções.

Durante o Janeiro Branco, são realizadas várias atividades, como palestras, oficinas e campanhas de conscientização, para promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Portanto, o objetivo principal é incentivar pessoas a serem mais atentas às suas próprias necessidades emocionais e a buscar ajuda quando precisarem. 

 

Janeiro Branco: mitos e verdades sobre a saúde mental 

Apesar de muita informação disponível na internet e demais mídias, ainda existem muitos mitos e equívocos sobre saúde mental, e é importante esclarecer essas informações para ajudar a combater o estigma e promover a compreensão e o apoio para as pessoas que vivem com problemas de saúde mental — ou até mesmo aquelas que buscam por informações assertivas e de confiança.

Vamos conferir alguns exemplos de mitos comuns e verdades sobre a saúde mental: 

  1. Mito: as pessoas que possuem problemas de saúde mental são perigosas ou violentas; 
  2. Verdade: grande parte das pessoas que possuem problemas de saúde mental não são violentas e não são mais propensas a cometer atos de violência do que qualquer outra pessoa. Na verdade, as pessoas com problemas de saúde mental são muitas vezes vítimas de violência; 
  3. Mito: os problemas de saúde mental são raros; 
  4. Verdade: problemas de saúde mental são extremamente comuns. Na verdade, cerca um em cada cinco adultos residentes nos Estados Unidos, por exemplo, experimenta um problema de saúde mental em um determinado período do ano; 
  5. Mito: Pessoas com problemas de saúde mental não podem se recuperar; 
  6. Verdade: diversos indivíduos com problemas de saúde mental podem se recuperar completamente ou ter uma melhoria significativa na qualidade de vida com o tratamento adequado. Sendo assim, tais tratamentos podem incluir terapia, medicamentos ou  outros tipos de apoio. 

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que é o Janeiro Branco e já entendeu alguns mitos e verdades sobre assuntos que envolvem a saúde mental, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Inscreva-se em nosso blog e veja conteúdos exclusivos.

Referências Bibliográficas:

https://www.hepa.org.br/site/artigos-de-saude-mental/898/os-5-maiores-mitos-da-saude-mental/ 
https://www.ufmg.br/saudemental/saude-mental/mitos-e-fatos%E2%80%8B/

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi