Para quem não sabe, Janeiro é considerado o mês destinado a questões relacionadas à saúde mental. Tendo o seu nome como “Janeiro Branco”, ele ressalta a necessidade de buscarmos informações pertinentes ao nosso estado mental, e assim, buscar as providências necessárias para que possamos obter ainda mais qualidade de vida.
Entre as inúmeras informações que o Janeiro Branco oferece, podemos destacar os principais hábitos que tendemos a realizar no dia a dia, onde mesmo parecendo inofensivos, acabam prejudicando o nosso estado mental e contribuindo para a evolução de transtornos mentais.
Portanto, no post de hoje nós iremos te mostrar 4 hábitos que costumamos fazer no cotidiano e que tendem a minar a saúde da nossa mente. Continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas!
O primeiro hábito que tende a contribuir negativamente para o nosso bem estar mental é, sem dúvidas, a falta de exercício. Já existem inúmeros estudos que comprovam o quanto a prática regular de atividade não apenas beneficia nosso corpo físico e fisiológico, mas como também o mental.
No estresse do dia a dia, seja por conta de trabalho ou de afazeres domésticos, por exemplo, tendemos a liberar cortisol no sangue. Quando praticamos atividade física, esse hormônio é drasticamente reduzido em nosso sistema, oferecendo-os mais leveza e tranquilidade.
Sem contar que durante o exercício físico, nosso próprio corpo produz excelentes hormônios, como é o caso da dopamina e serotonina — propriamente conhecidos como os hormônios do prazer e da felicidade. Portanto, invista em exercícios físicos de maneira regular.
Em geral, o sono é fundamental para a nossa saúde mental e física. É durante a noite que o nosso cérebro “desliga” e se recompõe para enfrentar as demandas do nosso dia.
Dessa forma, a falta de sono ou o sono de má qualidade podem afetar a nossa capacidade de gerenciar o estresse, aumentando ainda mais o risco de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Deixar de consumir alimentos vivos e investir somente nos industrializados não nos trazem muitos benefícios. É nos alimentos vivos — como frutas, verduras, legumes e folhas — que encontramos os componentes necessários para nutrir o nosso corpo.
A falta de vitamina C e D, por exemplo, tende a nos promover fadiga, cansaço e, consequentemente, estresse. E essas vitaminas podem ser encontradas em abundância em frutas e hortaliças. Portanto, não se esqueça de investir em uma boa alimentação para nutrir o seu corpo. Fazendo isso, sua mente também é beneficiada.
Por último, e não menos importante, temos a questão do isolamento social. Manter relações saudáveis e conexões sociais é importante para a nossa saúde mental. Por isso, o isolamento social pode aumentar o risco de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Agora que você já sabe as principais atividades que tendem a afetar nossa saúde mental, que tal explorar mais sobre o tema? Visite o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados para o seu aprendizado.
https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/
https://psiquiatriapaulista.com.br/21-habitos-que-estao-prejudicando-a-sua-saude-mental/
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a ansiedade são condições que podem afetar significativamente a vida cotidiana.
Ler maisSetembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como Setembro Amarelo.
Ler maisO mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização fundamental para a saúde mental: o Setembro Amarelo.
Ler maisSuar frio, medo irracional, sono desregulado, tensão muscular: esses são alguns sintomas de ansiedade.
Ler mais