Dia do psiquiatra: 3 cuidados com a saúde mental

Sem dúvidas, os assuntos relacionados à saúde mental não param de crescer. Com a evolução da sociedade, nossa rotina ficou cada vez mais intensa...

Sem dúvidas, os assuntos relacionados à saúde mental não param de crescer. Com a evolução da sociedade, nossa rotina ficou cada vez mais intensa, fazendo-nos distanciar do autocuidado e de atividades que promovem maior qualidade de vida, influenciando positivamente o estado da nossa mente.

Portanto, nesse artigo nós iremos abordar 3 cuidados básicos que contribuem para a saúde mental nos dias atuais.

Confira!

1. Pratique a meditação

Antes de tudo, a primeira dica de cuidado para a saúde mental é a meditação. Estudos já comprovam que a meditação reduz o nível de ansiedade, libera dopamina e aumenta o nível de concentração no dia a dia. Sabemos que a ansiedade é um dos grandes vilões da sociedade atual, uma vez que a nossa rotina tem ficado cada vez mais intensa.

Dessa forma, parar um tempo para respirar pode fazer a diferença no dia. Isso porque a meditação nada mais é do que prestar atenção na própria respiração. Esse estado de presença, que também faz com que observamos os nossos pensamentos e o nosso próprio corpo, oferece mais tranquilidade, clareza e foco.

Por isso, separe um momento do seu dia para praticar a meditação. Existem duas modalidades:

· Meditação guiada: é aquela onde um especialista na área realiza comandos na prática, te guiando no processo meditativo, seja por meio de áudio ou de vídeo;

· Meditação comum: é quando você já sabe como meditar sozinho, ou quando tira um tempo para simplesmente respirar e ficar por alguns minutos nesse estado.

2. Pratique atividade física

Caso você não saiba, a dopamina é um hormônio natural que o nosso próprio corpo produz, especialmente quando realizamos atividades físicas. Trata-se do hormônio responsável pela satisfação e prazer, oferecendo-nos ainda mais tranquilidade para enfrentar o dia a dia e mais clareza mental para resolver os processos rotineiros.

Sem contar que a prática de exercícios físicos também reduz os níveis de cortisol no sangue (hormônio causador do estresse). Portanto, no que tange à saúde mental, a atividade física também precisa ser integrada à sua rotina.

3. Esteja perto de quem você gosta

Estar acompanhado de pessoas e lugares que você gosta, também promove excelentes benefícios para a saúde mental. Afinal de contas, somos animais que precisam se socializar em algum momento, e quando estamos perto de entes queridos, oferecemos ainda mais bem-estar para o nosso cérebro.

Seja palavras de conforto, aquele abraço apertado, aquela pizza em grupo ou aquela conversa em roda de mesa. Essa soma se reflete em mais geração de dopamina para o cérebro, pois esses momentos nos fornecem prazer e qualidade de vida!

Conforme vimos, a pauta da saúde mental é bastante discutida na sociedade atual, especialmente em processos de autocuidado. Portanto, invista nos cuidados citados acima para obter ainda mais qualidade de vida e bem-estar mental para seus dias.

Para saber ainda mais sobre o tema, acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados e que podem te ajudar ainda mais a conquistar uma rotina mentalmente saudável e eficiente.

Referências Bibliográficas

  • https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-para-cuidar-da-saude-mental-e-emocional-o-ano-todo/
  • https://www.noticias.unb.br/artigos-main/2365-desafios-do-cuidado-com-a-saude-mental-e-a-qualidade-de-vida-na-universidade-de-brasilia

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi