Dia do obstetra: A importância do pré-natal

A gravidez é um período muito feliz para a futura mamãe e todos a sua volta. Afinal, toda a expectativa da chegada do bebê, juntamente com o todo.

A gravidez é um período muito feliz para a futura mamãe e todos a sua volta. Afinal, toda a expectativa da chegada do bebê, juntamente com o todo o preparo com o quarto e com as roupas, tornam este momento ainda mais especial. Contudo, além de ser um momento de alegria é importante tomar algumas medidas importantes, entre elas o principal é o pré-natal, que é realizado pela obstetra.

 

A importância do pré-natal para a gestante

 

Segundo o Ministério da Saúde, é recomendado realizar oito consultas de pré-natal, sendo uma nos três meses de gestação, duas do quarto ao sexto mês e, por fim, cinco no último trimestre. Esse tipo de acompanhamento é fundamental, pois permite que a gestante se prepare e fique segura durante o período gestacional e possa realizar um parto seguro.

No pré-natal, a gestante recebe informações sobre os hábitos alimentares que precisam ser adotados, além de ser orientada sobre os sinais de riscos em cada momento da gestação. Além disso, a futura mamãe recebe todos os cuidados, como o monitoramento da pressão arterial e o desenvolvimento do bebê, como pesagem e tamanho do feto.

 

Benefícios de realizar o pré-natal

 

As principais vantagens do acompanhamento do pré-natal são:

 

  • identificar possíveis doenças que estavam presentes no organismo e evoluindo de maneira silenciosa, tais como diabetes, anemias, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), problemas cardíacos, com isso realizar tratamentos adequados;

 

  • detectar problemas com o feto, como más formações, permitindo um tratamento intraútero trazendo altas possibilidades que o recém-nascido possa ter uma vida normal;

 

  • avaliar os aspectos da placenta (um tecido materno e embrionário que fornece nutrientes ao feto), caso esteja localizado de forma inadequada pode provocar sérios riscos;

 

  • buscar identificar de forma precoce a pré-eclâmpsia, que é a elevação da pressão arterial, sendo uma das principais motivos de mortalidade no Brasil;

 

  • preparar a mulher para a maternidade, trazendo informações referentes ao parto e ao cuidado do recém -nascido;

 

  • orientar sobre os hábitos alimentares, higiene e exercícios físicos, além disso indicar o uso de vitaminas ou cuidados com determinados medicamentos que afetem o desenvolvimento do feto;

 

  • prevenir, diagnosticar e tratar patologias próprias do período gestacional ou que ocorrem após o parto;

 

  • realizar orientações sobre questões emocionais e como enfrentar os aspectos psicológicos da maternidade, afinal esse momento é muito delicado por conta do alto número de hormônios.

 

 

14 de abril do Médico Obstetra

 

O profissional responsável pelo acompanhamento do período gestacional é o médico obstetra cuja data comemorativa é dia 14 de abril. Aliás, ele também cuida da parte do parto e dos pós-parto, quando a mulher passa por momentos de modificações físicas e psíquicas, ajudando a entender esse processo.

Por conta disso, é extremamente importante contar com um profissional qualificado para realizar o pré-natal adequadamente, já que ele irá acompanhar e orientar durante todo o período gestacional, além de auxiliar na hora do parto seja ele natural ou a cesárea.

Então, para entender mais sobre esse assunto e outros temas semelhantes, convidamos-te a conhecer o nosso blog para ter mais informações.

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi