Em geral, sabemos que a nossa saúde mental é de suma importância para uma excelente qualidade de vida. Atualmente, estamos em janeiro, comumente conhecido como “Janeiro Branco”.
Neste mês, ressalta-se questões relacionadas à saúde mental, e a importância de entender cada vez mais sobre os transtornos mentais que assolam a sociedade atual.
Entre elas, podemos citar a ansiedade. Mesmo que seja um assunto bastante falado nos últimos anos, ainda assim muita gente possui dúvidas a respeito desse transtorno, e quais tipos de ansiedade existem.
Portanto, nesse post iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Continue lendo o artigo!
Antes de tudo, podemos definir que a ansiedade é uma emoção normal e adaptativa que todos nós experimentamos em diferentes graus e situações. Ela é um sentimento de preocupação, medo ou apreensão que surge diante de eventos ou situações percebidos como ameaçadores ou estressantes.
Além disso, a ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo a esses estímulos e pode ser um sinal de que precisamos nos preparar para enfrentar um desafio ou tomar uma decisão importante.
No entanto, a ansiedade pode se tornar excessiva ou incontrolável e se transformar em um transtorno de ansiedade, o que pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas.
Entendendo o conceito de ansiedade, está na hora de descobrirmos os tipos de ansiedade que giram em torno de nossas emoções e sentimentos, que geralmente são desencadeadas por “excesso de futuro”. Vamos conferir algumas delas abaixo:
Em geral, o primeiro tipo de ansiedade — e também uma das mais conhecidas — é o transtorno de ansiedade generalizada. Na prática, ela é caracterizada por preocupação excessiva e constante com diversos problemas, mesmo quando não há motivos aparentes para isso.
O segundo tipo de ansiedade mais comum, é a ansiedade fóbica. Em linhas gerais, ela caracteriza-se por um medo intenso e exagerado de um objeto ou situação específica, como medo de voar, de animais, de lugares altos, e outras variáveis.
Aqui estamos falando de um tipo de ansiedade caracterizado por ataques súbitos de medo intenso e incapacitante, geralmente acompanhados de sintomas físicos, como taquicardia, sudorese, falta de ar, tontura, sensação de sufocamento, perseguição, e etc. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, porém, o diagnóstico tende a ser comum a todos que sofrem desse tipo de ansiedade.
É um transtorno de ansiedade caracterizado por medo excessivo de situações sociais e de ser julgado pelos outros.
Se a ansiedade estiver afetando sua capacidade de realizar atividades diárias ou estiver causando muito sofrimento, pode ser necessário tratamento. Algumas opções comuns de tratamento para a ansiedade incluem:
Gostou deste artigo? Agora que você já conhece os tipos de ansiedade, que tal conhecer outros assuntos relacionados? Visite agora mesmo o nosso blog e fique por dentro das novidades.
https://bvsms.saude.gov.br/ansiedade/
https://hospitalsantamonica.com.br/voce-conhece-todos-os-tipos-de-ansiedade-conheca-aqui-e-saiba-como-tratar/
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a ansiedade são condições que podem afetar significativamente a vida cotidiana.
Ler maisSetembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como Setembro Amarelo.
Ler maisO mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização fundamental para a saúde mental: o Setembro Amarelo.
Ler maisSuar frio, medo irracional, sono desregulado, tensão muscular: esses são alguns sintomas de ansiedade.
Ler mais