Atenção aos cheiros da sua vagina

O cheiro e a aparência de sua vagina é um reflexo de sua saúde. Os odores vaginais podem ser agradáveis ou desagradáveis, dependendo de sua fonte.

O cheiro e a aparência de sua vagina é um reflexo de sua saúde. Os odores vaginais podem ser agradáveis ou desagradáveis, dependendo de sua fonte. A vagina saudável possui um cheiro único e que, geralmente, não é um odor ruim – deve ser sutil.

Um odor incomum ou forte é frequentemente o resultado de uma infecção, como a vaginose bacteriana (BV), que é um dos tipos mais comuns de infecções encontradas na vagina, especialmente entre as mulheres que são sexualmente ativas ou que se aproximam da menopausa.

Dessa maneira, confira a seguir algumas dicas importantes para evitar o surgimento de cheiros fortes em sua vagina. 

 

Mude seus hábitos de higiene 

Na maioria das vezes, quando as mulheres experimentam uma mudança no odor vaginal, é por causa de uma questão de higiene. Assim sendo, aquelas que possuem uma mudança hormonal muito grande, ou necessitam ir ao banheiro muitas vezes ao dia, podem fazer surgir bactérias em sua roupa íntima.

Aquelas que não mudam suas roupas íntimas com frequência suficiente também podem desenvolver uma infecção bacteriana ou de levedura. Portanto, lembre-se sempre de trocar sua roupa de baixo diariamente, especialmente se você estiver experimentando um aumento no descarte. 

 

BV e outras infecções vaginais 

A maioria das mulheres irá experimentar uma infecção vaginal em algum momento de sua vida. Na maioria das vezes é uma infecção bacteriana, por isso é importante que o tratamento seja feito imediatamente.

Como muitas dessas infecções são causadas por bactérias, elas levam a um aumento do nível de pH vaginal. Isto é o que causa o odor. Quando a vagina tem um cheiro forte, isso pode ser um sinal de uma infecção bacteriana ou de levedura, podendo ser vaginose bacteriana, por exemplo.

Por ser uma das infecções vaginais mais comuns, a BV é causada por conta de um desequilíbrio que ocorre na flora vaginal, e que leva ao desenvolvimento de uma infecção causada pelo excesso de bactérias que são naturalmente encontradas na vagina e que, por alguma, crescem fora de controle.

É importante citar que a BV não é uma infecção sexualmente transmissível (DST), mas ela pode surgir a partir de relações sem preservativos. Nesses momentos, ou em períodos de menstruação, o pH vaginal tende a se tornar mais forte.

Por conta do pH se tornar alcalino nesses momentos, é comum o surgimento de sintomas como um forte odor, que se assemelha ao cheiro de peixe, e a um aumento considerável das secreções encontradas no órgão genital. 

 

Outras causas 

As DSTs são uma causa comum de mau cheiro que emanam das vaginas. Infecções vaginais que ocorrem como resultado de DSTs podem causar a mudança do cheiro de sua vagina. Entretanto, existem muitas razões pelas quais sua vagina pode ter um cheiro ruim.

Entre as mais comuns estão o surgimento do período menstrual, ou o aparecimento de algum objeto estranho em sua vagina (que pode ser o sinal do desenvolvimento de alguma doença no canal vaginal).

O desenvolvimento de uma gravidez, ou a entrada da mulher na menopausa também são causas comuns para o desenvolvimento de fortes odores nessa região do corpo. 

 

Você pode ter um problema com sua dieta ou digestão 

O mau cheiro vaginal também pode ser um sinal de má digestão. O odor pode ser desencadeado pela ingestão de muita comida fermentada ou vegetais que contêm muito gás natural como brócolis, mexilhão, couve-flor e alface.

O cheiro também pode originar-se de um desequilíbrio bacteriano em seu corpo, potencializado pelos problemas digestivos, e que pode ser inclusive um sinal de uma infecção vaginal. 

 

Pode haver um problema com seus hormônios 

Mudanças hormonais como as que ocorrem durante a gravidez, menopausa ou antes da menstruação, também podem causar uma alteração no odor vaginal. Durante a gravidez, o corpo produz corrimento vaginal que não só é limpo e inodoro, mas também tem propriedades que ajudam a prevenir infecções.

Dessa forma, o odor vaginal incomum que ocorre antes da menstruação é frequentemente um sinal de vaginose bacteriana. Entretanto, é importante procurar um ginecologista de sua confiança para descobrir a verdadeira causa do surgimento desse cheiro. 

 

Conclusão 

O mau odor vaginal pode ser associado, constantemente, a um sinal de má higiene, uma infecção bacteriana, uma DST ou uma mudança hormonal. Se você notar um cheiro desagradável vindo de sua vagina, é uma boa ideia consultar um médico para descobrir a causa e receber tratamento adequado.

Desse modo, ao cuidar de sua saúde vaginal, você pode minimizar o risco de um odor desagradável e, também, evitar o desenvolvimento de infecções bacterianas mais graves.

Gostou desse conteúdo? Desse modo, confira outros textos do blog ou consulte um de nossos especialistas!

Referências Bibliográficas:

https://clinicarubensdoval.com.br/odor-vaginal-quando-e-normal-e-quando-e-preocupante-entenda/#:~:text=O%20odor%20vaginal%20%C3%A9%20algo,de%20intensidade%20em%20determinados%20momentos. 
 
https://www.pantys.com.br/blogs/menstruacao/odor-vaginal-e-normal-vamos-entender-isso-juntas 
 
https://istoe.com.br/conheca-os-cheiros-da-vulva-e-o-que-eles-indicam-sobre-a-saude-feminina/ 
 
https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/odor-vaginal-por-que-ainda-o-tememos/

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi