No entanto, quando esses sentimentos começam a se tornar corriqueiros na vida da pessoa, atrapalhando as outras áreas da sua vida, isso deixa de ser apenas uma ansiedade natural e passa a se tornar um transtorno. Os sintomas da crise de ansiedade podem se manifestar tanto física, quanto emocionalmente. Quando esses sintomas persistem por semanas é importante procurar um profissional de saúde para tratar o transtorno. Confira a seguir, alguns sinais de que você pode estar sofrendo de uma crise de ansiedade.
O sinal mais comum de que se está tendo uma crise de ansiedade é ter o coração palpitando, sentir ele acelerado. Isso acontece porque o organismo libera o hormônio da adrenalina mais do que o necessário, aumentando os batimentos cardíacos, mesmo que você não esteja praticando algum esforço físico.
Do nada, o medo toma o indivíduo de uma maneira tão intensa, que ele mesmo não consegue explicar o porquê desse sentimento. Muitas vezes, esse medo pode vir de algum noticiário que assistiu, alguma situação vivida ou até mesmo uma memória reprimida. Porém, é muito comum que o medo que se sente é de um perigo que não exista, ou que estejam no nosso subconsciente, portanto, não parece ser algo real, mas causa sentimentos e sintomas físicos. A crise de ansiedade provoca, também, sentimentos desproporcionais aos acontecimentos, levando as pessoas a ter uma reação que pode parecer exagerada.
Desmaiar de fato não é algo tão frequente em crises de ansiedade, mas a sensação de que isso vai acontecer é muito forte. Você começa a ter tonturas, a visão pode ficar mais
turva, e sente muitos calafrios. Isso acontece porque o sistema nervoso simpático, fica hiperestimulado, o que causa essas sensações no corpo.
As náuseas e a vontade de regurgitar também é muito comum em quem está passando por uma crise de ansiedade. Só que, na maioria das vezes, a pessoa não consegue vomitar nada. É apenas uma sensação muito desconfortante. E se persistir os sintomas por muito tempo, a pessoa pode vir a ter outros problemas estomacais, como a gastrite, por exemplo.
Quando a pessoa está passando por uma crise de ansiedade, normalmente ela perde a sua capacidade de raciocínio e passa a ter pensamentos sem lógica alguma, sem conseguir “sair” da crise sozinha. Isso torna o processo de tentar sair daquele estado ainda mais difícil para a pessoa. Além do mais, mesmo depois de ter passado a crise, é comum que pensamentos dessa ordem continuem comprometendo a mente da pessoa durante muito tempo.
Sim, durante uma crise de ansiedade, a pessoa pode ter também um ataque de raiva, sem qualquer motivo aparente. Muitas vezes o indivíduo na sua cabeça sente que outras pessoas querem prejudicá-lo de alguma forma, mesmo que essa não seja a verdade. E o desfecho disso são brigas e agressões verbais, muitas vezes desnecessárias, que prejudicam suas relações interpessoais.
Ao identificar esses sinais, é muito importante procurar atendimento médico, pois é preciso controlar os sintomas físicos. Os profissionais mais indicados para diagnóstico dessa condição são os Psiquiatras e Neurologistas. Realize a consulta por uma especialidade: clicando aqui.
Os atendimentos médicos e psicológicos, se realizados em conjunto, costumam tem bons resultados para que o indivíduo aprenda a lidar com as crises e as evitar.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a ansiedade são condições que podem afetar significativamente a vida cotidiana.
Ler maisSetembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como Setembro Amarelo.
Ler maisO mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização fundamental para a saúde mental: o Setembro Amarelo.
Ler maisSuar frio, medo irracional, sono desregulado, tensão muscular: esses são alguns sintomas de ansiedade.
Ler mais