5 dicas para cuidar da saúde íntima feminina

Mesmo sendo um tabu para algumas mulheres, é importante que a saúde íntima feminina seja discutida. Alguns hábitos que podem parecer higiênicos...

Mesmo sendo um tabu para algumas mulheres, é importante que a saúde íntima feminina seja discutida. Alguns hábitos que podem parecer higiênicos na verdade podem prejudicar a saúde íntima da mulher, necessitando um cuidado especial.  

Para ajudar com isso, preparamos 5 ótimas dicas para cuidar da saúde íntima! 

A importância de se atentar para a saúde íntima 

Por questões de falta de conhecimento atrelada a timidez e por ser um assunto delicado, muitas mulheres acabam por não esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, levando muitas vezes a uma saúde íntima inadequada ou exagerada.  

É preciso ter conhecimento sobre o próprio corpo e como ele funciona ao mesmo tempo que se sabe das informações precisas de como fazer uma higienização correta e segura, já que diversos fatores externos influenciam na saúde íntima feminina. 

Cuidando da saúde íntima 

Procurando trazer essas informações e mostrar para você mulher que saúde íntima é coisa séria, trouxemos estas dicas para que você entenda como cuidar corretamente da sua saúde íntima e perca a timidez para falar sobre o assunto. Vejamos: 

    1 – Não faça limpeza interna! 

Com um pH naturalmente adequado, a vagina não precisa ser higienizada com ducha vaginal. A limpeza interna na verdade pode contribuir com a alteração do pH, fazendo com que ela fique mais vulnerável para infecções.

O correto é limpar apenas a região externa. Ao urinar, também se lembre de fazer a limpeza de frente para trás, evitando assim que bactérias do ânus tenham contato com a vagina. 

    2 – No banho, use um sabonete específico 

Ao tomar banho, é interessante e mais adequado que se use um sabonete específico para limpeza íntima. Esses sabonetes são feitos especialmente para evitar micro-organismos e desconfortos, evitando que se tenha doenças como a candidíase. 

    3 – Tente evitar roupas muito apertadas 

Peças mais coladas e justas ao corpo devem ser evitadas de serem utilizadas com frequência.

O uso regular pode provocar o abafamento da parte íntima do corpo, podendo causar desconforto e odores desagradáveis, além de favorecer a entrada de micro-organismos nos períodos mais quentes.  

Prefira também a utilização de calcinhas de algodão, que ajudam na transpiração vaginal e garantem maior conforto do que outros materiais como lycra, elastano e a renda. 

    4 – Troque o absorvente regularmente 

Para uma boa saúde íntima, é importante que no período menstrual o absorvente seja trocado de forma regular.  

Sem uma troca constante de absorvente, assim como a higienização e ventilação corretas, isso favorece os micro-organismos. O ideal é que os absorventes externos sejam trocados em um período de quatro horas de uso, e os internos cinco horas. 

    5 – Visite o seu ginecologista 

Muitas vezes pela timidez, muitas mulheres acabam por não visitar de forma regular um médico ginecologista, mas essa é a única forma de saber o que está acontecendo com seu corpo de forma correta e exata.  

Esse profissional irá lhe ajudar a fazer um correto acompanhamento da saúde íntima, informando sobre todas as alterações e cuidados adequados.

Procure sanar suas dúvidas sempre, relatar qualquer anormalidade e marcar consultas regularmente, sem possuir vergonha para falar sobre o assunto. Afinal de contas, é a sua saúde que está em jogo. 

Conclusão 

Com essas dicas, você conseguirá garantir uma saúde íntima mais eficaz e saudável, sem comprometer ou expor as suas partes íntimas para micro-organismos.

Mas, lembre-se, é importante possuir um acompanhamento médico, garantindo que tudo está ocorrendo bem e que a sua saúde está impecável.  

Gostou do conteúdo? Para mais artigos sobre saúde acompanhe sempre o Blog Viver Zodiac Saúde e nossas redes sociais. 

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi