O Dezembro Laranja é uma campanha direcionada para o último mês do ano, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para prevenir as pessoas em relação às doenças de pele, em especial sobre o câncer de pele. Desse modo, o lema é: reconheça-o cedo e trate-o mais rápido. A prevenção é sempre melhor do que a cura.
As doenças de pele são causadas por uma combinação de fatores – genética, meio ambiente, estresse, dieta e hábitos de vida. Se as doenças não forem tratadas, muitas condições comuns podem levar a problemas mais sérios, como cicatrizes de acne e câncer de pele.
Continue lendo para obter dicas úteis sobre como proteger sua pele de ficar pior.
Muitas doenças de pele comuns são agravadas pelo fumo. Ele constringe os vasos sanguíneos, o que pode causar várias condições de pele, como acne e envelhecimento precoce.
Já os raios UV podem levar ao ressecamento excessivo e à inflamação da pele, o que pode agravar doenças, como o câncer de pele. Portanto, evite ao máximo os raios UV e mude para um dispositivo anti tabagismo para ajudar sua pele a se manter saudável.
Melhorar a hidratação da pele, especialmente em áreas propensas ao ressecamento, pode ajudar a tratar muitas doenças. A pele seca é mais suscetível a infecções bacterianas, portanto, mantê-la hidratada pode evitar danos adicionais à pele.
Desse modo, para manter uma pele saudável, aplique um hidratante suave, de preferência com FPS acima de 50, diariamente. Evite usar hidratantes com álcool, o que pode tornar a pele mais propensa a danos. Se a coceira ou irritação persistir, ou caso a pele venha a apresentar manchas incomuns, visite seu dermatologista.
Os produtos de limpeza que são agressivos podem secar e agravar as doenças comuns de pele. Já aqueles mais suaves são melhores, pois causam menos irritação e podem ajudar a prevenir rupturas.
Assim sendo, se a sua pele possui tendência a acne, por exemplo, procure produtos de limpeza que sejam levemente ácidos nos níveis de pH, entre 4,5 e 5,5. Limpe sua pele com água morna, e evite esfregá-la com muita força.
Se você notar que ela está ficando mais seca, tente aumentar a hidratação em sua rotina de cuidados.
Estudos mostram que uma dieta saudável pode ajudar a prevenir a acne, a psoríase e outras doenças de pele. Comer alimentos ricos em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina C pode ajudar a reduzir a severidade dos problemas.
Outras doenças podem piorar devido a um baixo peso corporal. Portanto, se você notar uma doença de pele em estágio avançado, tente comer alimentos mais nutritivos, como frutas e vegetais, mas não esqueça jamais a visita ao dermatologista.
E, principalmente, beba muita água, para manter não apenas a pele, mas a sua própria saúde bem hidratada.
Evite produtos que sejam fortes demais para sua pele. Composições agressivas podem irritar e agravar as doenças mais comuns. Mais importante ainda, se você tiver pele sensível, procure produtos suaves que não causem maiores danos.
Desse modo, se a sua pele estiver irritada, use um tônico calmante. Procure ingredientes como aloe vera ou chá verde, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Caso ela esteja seca, opte por um hidratante.
Se ela apresentar excesso de oleosidade, escolha produtos que não contenham álcool e fragrância artificial, pois eles podem irritar ainda mais sua pele.
As doenças de pele são comuns, mas não precisam ser. Mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a prevenir estas condições e mantê-la saudável. De não fumar a comer direito, há muitas coisas que você pode fazer para manter a pele saudável.
Portanto, vá em frente e cuide bem dela. Mantenha-se limpo, hidratado e nutrido para ter uma pele saudável.
Gostou desse conteúdo? Desse modo, confira outros textos do blog ou consulte um de nossos especialistas!
https://docctormed.com.br/10-dicas-para-se-prevenir-das-doencas-de-pele-mais-comuns-do-verao/
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/saiba-quais-cuidados-com-pele-voce-deve-ter-neste-verao/
https://clinicaeduardocolacio.com.br/como-prevenir-as-doencas-de-pele/
O dia mundial sem carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data que nos convida a refletir sobre a importância de reduzir o uso do automóvel.
Ler maisOs períodos mais críticos de Covid-19 já passaram. Apesar disso, a cobertura vacinal do Covid-19 é um tema relevante para toda a sociedade.
Ler maisO dia 4 de fevereiro foi escolhido como Dia Mundial do Câncer para promover a conscientização e a educação da população sobre a doença.
Ler maisA automedicação é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF)...
Ler mais