Dezembro laranja: prevenção de doenças de pele

O Dezembro Laranja é uma campanha direcionada para o último mês do ano, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para prevenir as pessoas.

O Dezembro Laranja é uma campanha direcionada para o último mês do ano, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para prevenir as pessoas em relação às doenças de pele, em especial sobre o câncer de pele. Desse modo, o lema é: reconheça-o cedo e trate-o mais rápido. A prevenção é sempre melhor do que a cura.

As doenças de pele são causadas por uma combinação de fatores – genética, meio ambiente, estresse, dieta e hábitos de vida. Se as doenças não forem tratadas, muitas condições comuns podem levar a problemas mais sérios, como cicatrizes de acne e câncer de pele.

Continue lendo para obter dicas úteis sobre como proteger sua pele de ficar pior. 

 

Não fume e fique longe dos raios UV 

Muitas doenças de pele comuns são agravadas pelo fumo. Ele constringe os vasos sanguíneos, o que pode causar várias condições de pele, como acne e envelhecimento precoce.

Já os raios UV podem levar ao ressecamento excessivo e à inflamação da pele, o que pode agravar doenças, como o câncer de pele. Portanto, evite ao máximo os raios UV e mude para um dispositivo anti tabagismo para ajudar sua pele a se manter saudável. 

 

Mantenha sua pele hidratada 

Melhorar a hidratação da pele, especialmente em áreas propensas ao ressecamento, pode ajudar a tratar muitas doenças. A pele seca é mais suscetível a infecções bacterianas, portanto, mantê-la hidratada pode evitar danos adicionais à pele.

Desse modo, para manter uma pele saudável, aplique um hidratante suave, de preferência com FPS acima de 50, diariamente. Evite usar hidratantes com álcool, o que pode tornar a pele mais propensa a danos. Se a coceira ou irritação persistir, ou caso a pele venha a apresentar manchas incomuns, visite seu dermatologista. 

 

Use produtos com pH suave e equilibrado 

Os produtos de limpeza que são agressivos podem secar e agravar as doenças comuns de pele. Já aqueles mais suaves são melhores, pois causam menos irritação e podem ajudar a prevenir rupturas.

Assim sendo, se a sua pele possui tendência a acne, por exemplo, procure produtos de limpeza que sejam levemente ácidos nos níveis de pH, entre 4,5 e 5,5. Limpe sua pele com água morna, e evite esfregá-la com muita força.

Se você notar que ela está ficando mais seca, tente aumentar a hidratação em sua rotina de cuidados. 

 

Coma com saúde e mantenha um bom peso 

Estudos mostram que uma dieta saudável pode ajudar a prevenir a acne, a psoríase e outras doenças de pele. Comer alimentos ricos em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina C pode ajudar a reduzir a severidade dos problemas.

Outras doenças podem piorar devido a um baixo peso corporal. Portanto, se você notar uma doença de pele em estágio avançado, tente comer alimentos mais nutritivos, como frutas e vegetais, mas não esqueça jamais a visita ao dermatologista.

E, principalmente, beba muita água, para manter não apenas a pele, mas a sua própria saúde bem hidratada. 

 

Fique longe de produtos agressivos 

Evite produtos que sejam fortes demais para sua pele. Composições agressivas podem irritar e agravar as doenças mais comuns. Mais importante ainda, se você tiver pele sensível, procure produtos suaves que não causem maiores danos.

Desse modo, se a sua pele estiver irritada, use um tônico calmante. Procure ingredientes como aloe vera ou chá verde, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Caso ela esteja seca, opte por um hidratante.

Se ela apresentar excesso de oleosidade, escolha produtos que não contenham álcool e fragrância artificial, pois eles podem irritar ainda mais sua pele. 

 

Conclusão 

As doenças de pele são comuns, mas não precisam ser. Mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a prevenir estas condições e mantê-la saudável. De não fumar a comer direito, há muitas coisas que você pode fazer para manter a pele saudável.

Portanto, vá em frente e cuide bem dela. Mantenha-se limpo, hidratado e nutrido para ter uma pele saudável.

Gostou desse conteúdo? Desse modo, confira outros textos do blog ou consulte um de nossos especialistas!

Referências Bibliográficas:

https://docctormed.com.br/10-dicas-para-se-prevenir-das-doencas-de-pele-mais-comuns-do-verao/ 
 
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/saiba-quais-cuidados-com-pele-voce-deve-ter-neste-verao/ 
 
https://clinicaeduardocolacio.com.br/como-prevenir-as-doencas-de-pele/

Procure um especialista

Ver mais

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi