Puberdade Precoce
Este conteúdo faz parte da causa Puberdade Precoce
Puberdade Precoce
A puberdade precoce é um problema que atinge vários meninos e meninas, assim, as características sexuais tendem a surgir antes do tempo correto, quando ainda são apenas crianças.
A Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que os sintomas da puberdade precoce surgem nas meninas antes dos oito anos, e no caso dos meninos, antes dos nove. No normal, as características da puberdade são mudanças no corpo, indicando a passagem da infância para a adolescência.
Assim, não realizar um tratamento pode trazer grandes complicações para a vida dos pequenos, até mesmo comprometendo a sua vida e as fases em diante. Então, confira abaixo os perigos da puberdade precoce.
Um dos principais pontos que a puberdade precoce pode prejudicar é o crescimento, pois, quanto antes o corpo das crianças começa dar a sinais da puberdade, mais cedo os hormônios sexuais agem, influenciado a cartilagem dos ossos a se fechar, evitando o crescimento.
De acordo com especialistas, para o crescimento dos ossos, são necessárias áreas de cartilagem para as células se multiplicarem e aumentar o tamanho.
Aa puberdade trata-se de um momento de diversas mudanças, não só no corpo, mas também comportamentais e psicológicas. Assim, a grande preocupação é essa mudança na vida de crianças que ainda não estão preparadas para essa fase.
Dessa forma, a criança também irá observar a mudança em seu corpo, diferente dos seus amiguinhos, tornando-se um ponto sensível em sua vida. Desta forma, o pequeno pode passar por situações como o isolamento, agressividade ou comportamento depressivo.
Foi comprovado que meninas com puberdade precoce, têm maiores chances de desenvolver transtornos de humor, tendo motivo principal a diferença entre a idade física e mental.
Conforme a Hebiatra Andrea, o surgimento desses problemas pode ser acarretado devido à forma de tratamento dos adultos ao redor, seja por questão de acolhimento, exigências e auxílio.
Todavia, a puberdade precoce altera drasticamente os hormônios, aumentando as chances de infertilidade de quem a possui. No caso das meninas, esse problema pode ser causado por hiperplasia de suprarrenal, que aumenta os níveis de androgênios, acarretando a infertilidade.
Em geral, a puberdade precoce tende a aumentar os números de gravidez na adolescência, pois, a diferença que ocorre entre o corpo e a mente, influencia muitas meninas a iniciarem a vida sexual mais cedo e sem prevenção.
Ou seja, trata-se de corpos maduros, em pessoas com pouca idade e pouco conhecimento sobre prevenção, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
Em suma, a puberdade precoce em sua totalidade traz vários problemas e prejuízos para as crianças, por isso, iniciar o tratamento quanto antes se torna fundamental para oferecer uma vida tranquila e com qualidade.
O tratamento pode variar conforme as causas, porém, quando o problema é central, o método mais utilizado é a medicação injetável.
Gostou do nosso post? Continue conosco, lendo outro artigo em nosso blog ou se desejar entre em contato com um dos nossos especialistas para tirar todas as dúvidas e iniciar o tratamento o quanto antes.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/disturbios-do-crescimento/nao-tratar-puberdade-precoce-resultar-complicacoes-graves
https://www.otempo.com.br/interessa/puberdade-precoce-traz-riscos-para-crianca-e-deve-ser-tratada-1.664951
https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/puberdade-precoce/#:~:text=Maior%20risco%20de%20obesidade%2C%20hipertens%C3%A3o,exposi%C3%A7%C3%A3o%20precoce%20ao%20horm%C3%B4nio%20estr%C3%B3geno.
Busque um médico