Gestação
A gravidez é um período muito feliz para a futura mamãe e todos a sua volta. Afinal, toda a expectativa da chegada do bebê, juntamente com o todo o preparo com o quarto e com as roupas, tornam este momento ainda mais especial. Contudo, além de ser um momento de alegria é importante tomar algumas medidas importantes, entre elas o principal é o pré-natal, que é realizado pela obstetra.
Segundo o Ministério da Saúde, é recomendado realizar oito consultas de pré-natal, sendo uma nos três meses de gestação, duas do quarto ao sexto mês e, por fim, cinco no último trimestre. Esse tipo de acompanhamento é fundamental, pois permite que a gestante se prepare e fique segura durante o período gestacional e possa realizar um parto seguro.
No pré-natal, a gestante recebe informações sobre os hábitos alimentares que precisam ser adotados, além de ser orientada sobre os sinais de riscos em cada momento da gestação. Além disso, a futura mamãe recebe todos os cuidados, como o monitoramento da pressão arterial e o desenvolvimento do bebê, como pesagem e tamanho do feto.
As principais vantagens do acompanhamento do pré-natal são:
O profissional responsável pelo acompanhamento do período gestacional é o médico obstetra cuja data comemorativa é dia 14 de abril. Aliás, ele também cuida da parte do parto e dos pós-parto, quando a mulher passa por momentos de modificações físicas e psíquicas, ajudando a entender esse processo.
Por conta disso, é extremamente importante contar com um profissional qualificado para realizar o pré-natal adequadamente, já que ele irá acompanhar e orientar durante todo o período gestacional, além de auxiliar na hora do parto seja ele natural ou a cesárea.
Então, para entender mais sobre esse assunto e outros temas semelhantes, convidamos-te a conhecer o nosso blog para ter mais informações.
Busque um médico