Em geral, cuidar da saúde é um fator fundamental, para isso, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos pode ajudar bastante. Além de tudo, alguns alimentos podem ajudar o bom funcionamento tanto do corpo, quanto no desempenho dos órgãos, como, por exemplo, o coração.
É notório que o nosso corpo precisa de alimento para ter energia, contudo, é fundamental optar por alimentos que cumpram seu papel e ofereça ao organismo os nutrientes que ele precisa.
Alguns desses alimentos são considerados bons aliados para garantir a saúde do coração, por isso, confira abaixo quais são eles e não os deixe de fora do seu dia a dia.
A princípio, a aveia é um alimento que por ser rico em vitaminas, fibras e minerais, ela influencia na redução do “mau” colesterol, que é o LDL, e melhora os níveis do bom colesterol – HDL. Principalmente, devido à substância beta-glucana presente nesse alimento.
Ainda mais, a aveia também auxilia para o bom funcionamento intestinal e permite uma flora saudável, assim, previne doenças como câncer e melhora a circulação do sangue.
Geralmente, o vinho é um alimento bastante comum, porém, o que muitos não sabem é que ele é rico em resveratrol, que ajuda a diminuir bastante doenças cardíacas, além de controlar o colesterol e diminuir a inflamação.
Essa substância também pode ser encontrada na casca das uvas roxas e suas sementes, por isso, o suco de uva integral também é uma opção. Alguns especialistas afirmam que tomar ao menos uma taça de vinho tinto ao dia, já é suficiente.
Sobretudo, o consumo do salmão evita a formação de placas que acabam obstruindo as artérias, reduzem o colesterol, e também, combatem os triglicerídeos, pois, é possível encontrar a presença de ácidos gordos ômega-3 nesse alimento. Ou seja, o salmão atua como um protetor cardiovascular.
Outro grande amigo da saúde do coração, é o azeite de oliva. Pois, em sua composição é possível encontrar níveis de gordura monoinsaturadas, também conhecidas como ômega 9. Essa substância consegue diminuir os níveis do LDL e os triglicerídeos.
De antemão, o abacate é um aliado para o controle da pressão arterial, pois, ao consumir esse alimento, o indivíduo ingere gorduras monoinsaturadas e altos níveis de potássio. Sendo uma ótima opção também, para evitar riscos cardiovasculares e o colesterol ruim.
Além disso, o abacate é um ótimo auxílio para carregar algumas vitaminas que só se tornam solúveis em gorduras.
Em algumas frutas vermelhas, como o morango, amora, melancia, ameixa etc., é possível encontrar altos níveis de antioxidantes que evitam a aterosclerose, doenças que conseguem entupir vasos sanguíneos, podendo provocar o surgimento de problemas como AVC e infarto.
Ainda mais, elas são ricas em vitamina C, complexo B e fibras, fundamentais para evitar o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.
Gostou do nosso post? Então continue conferindo outros post em nosso blog para ficar por dentro de vários assuntos ou se desejar, entre em contato com um dos especialistas e agende uma consulta.
Você já ouviu falar sobre a dieta cetogênica? Ela tem sido amplamente discutida como uma opção de estilo de vida saudável para perda de peso.
Ler maisEm um mundo repleto de tentações alimentares, cultivar hábitos alimentares saudáveis no dia a dia pode parecer desafiador.
Ler maisComer é mais do que um instinto de sobrevivência. A alimentação é fonte de prazer, cuidado e felicidade.
Ler maisO Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida que utiliza a altura e o peso de uma pessoa para determinar se ela está em um peso saudável.
Ler mais