A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO PARA A SUA SAÚDE

Você sabia que o cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano? Para se ter uma ideia, no corpo de um adulto (dependendo do gênero, etnia...

Você sabia que o cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano? Para se ter uma ideia, no corpo de um adulto (dependendo do gênero, etnia e tamanho do corpo) há aproximadamente 1.000 a 1.500 g de cálcio, e 99% desse montante está localizado nos ossos.

Além de constituir e fortalecer o esqueleto e os dentes, ele também participa de importantes funções no organismo, como: a transmissão dos sinais nervosos, a liberação de hormônios, a contração muscular e a circulação e coagulação sanguíneas.

BOX FUNÇÕES DO CÁLCIO / alimentos com alto teor de cálcio

Quando a quantidade ingerida é menor do que a necessária, o corpo começa a tirar o cálcio que precisa dos ossos, enfraquecendo-os. Por isso é importante ter uma alimentação de qualidade e consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados (queijo, iogurte etc.), vegetais de folhas verde-escuro (mostarda, couve, espinafre etc.), brócolis, leguminosas (como a soja), nozes e peixes (como o salmão e a sardinha). Hoje em dia também há a opção de alimentos enriquecidos com cálcio e, se necessário e conforme a orientação de um médico, suplementos.

Praticar exercícios físicos regularmente também ajuda a fortalecer os ossos e a diminuir o risco de quedas e fraturas.

Para as mulheres o consumo adequado de cálcio é ainda mais importante, já que com a diminuição da produção de estrógenos na menopausa, há uma perda natural da massa óssea, que pode gerar a osteoporose (veja um vídeo explicando a doença aqui – [link para o vídeo]).

O consumo recomendado pode variar com a idade: para mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70, a dose diária recomendada é de 1.000 mg/dia. Mulheres com mais de 50 anos e homens acima de 70 requerem 1.200 mg/dia.

Para uma melhor absorção do cálcio no organismo, é importante também estar com os níveis de vitamina D em dia. Essa vitamina pode ser encontrada em poucos alimentos (como a gema do ovo e em peixes “gordos” como cavala, salmão e sardinha) ou sintetizada na pele por meio da exposição aos raios ultravioletas do sol (consulte o seu médico para saber qual a forma mais segura para a sua saúde).

Lembre-se: nunca tome suplementos ou comece qualquer tipo de tratamento sem o conhecimento e acompanhamento de um médico.

Referências bibliográficas:

Bedani, R.; Rossi, E.A. O consumo de cálcio e a osteoporose. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 1, p. 3-14, jan./jun. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2005v26n1p3.  Acesso em: 25 de abr. 2016.

Calcium. EatingWell: Nutrient Library. Disponível em: http://www.eatingwell.com/nutrition_health/nutrient_library/calcium. Acesso em: 25 abr.2016.

Calcium: What You Should Know. WebMD: Vitamins and Supplements Lifestyle Guide. Disponível em: http://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/lifestyle-guide-11/calcium. Acesso em: 25 abr. 2016.

Vitamin D. EatingWell: Nutrient Library. Disponível em: http://www.eatingwell.com/nutrition_health/nutrient_library/vitamin_d. Acesso em: 25 abr.2016.

Procure um especialista

Ver mais

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi