Mais comum em pacientes do sexo masculino e acima dos 60 anos, a FPI se manifesta com maior facilidade em fumantes e ex-fumantes. Entre seus principais sintomas estão a falta de ar com piora crescente e a tosse seca por mais de seis meses, e não há medida preventiva para a doença.
Com o avanço da patologia, pode haver redução da oxigenação nas extremidades, como na ponta dos dedos, que passam a apresentar aparência azulada, e pode-se fazer necessária a suplementação de oxigênio.
Para um diagnóstico concreto, são levados em consideração fatores como o histórico familiar, o exame clínico, alterações pulmonares e possíveis alterações radiológicas, identificados através de tomografias. Ainda assim, quando necessário, é realizada uma biópsia por cirurgia. Embora não possua cura, já existem opções de tratamento que reduzem o ritmo de progressão da doença.
Busque um médico
A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é um estado pulmonar que dificulta a capacidade respiratória de uma pessoa podendo levá-la a óbito.
Leia maisA Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) é uma pneumonia intersticial crônica fibrosante, que gera lesão e cicatrização do tecido pulmonar.
Leia maisConsiderada uma doença rara que pode causar cicatrizes no pulmão dificultando a respiração
Leia maisCarregar mais
Ver todos
Ver todos