O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo, afetando especialmente em pessoas com mais de 40 anos. Sua principal causa é a exposição excessiva e desprotegida ao sol, e pode ser classificado em melanoma ou não melanoma.
É um tipo de câncer considerado raro em crianças e pessoas negras e, por afetar toda a pele, pode apresentar alguns sintomas fáceis de notar como descamações, feridas, pintas e manchas, além de alterações de cor.
O diagnóstico do câncer de pele é realizado pelo dermatologista através de um exame clínico. Em alguns casos, o médico pode usar um exame chamado “Dermatoscopia” e, se necessário, realizar biópsias para uma análise mais detalhada.
A prevenção mais importante é tomar cuidado ao se expor ao sol, evitando o período entre 10h e 16h. Além disso, é essencial aplicar a quantidade correta de filtro solar todos os dias e usar roupas que ofereçam proteção UV.
Os tipos de câncer de pele são tratados, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Proteja-se e busque ajuda caso note qualquer sinal diferente!
Referências:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-de-pele
Busque um médico