Bem-estar
Entre notificações, trânsito e compromissos, quando finalmente temos um tempo a sós para ler um livro ou ver um filme, a sensação que fica é que não conseguimos nos concentrar. Parece que falta estímulo. Pensamos na lista do mercado, na demanda do trabalho, na consulta médica, em qualquer coisa, menos no que estamos fazendo. E é justamente isso que o mindfulness busca solucionar: a nossa capacidade de prestar atenção.
Já falamos acima que o Mindfulness ajuda a desenvolver a consciência em nossas ações e sentimentos, mas o que isso significa na prática? Autoconhecimento.
Quando desenvolvemos a nossa capacidade de olhar para dentro e identificar nossos pensamentos e emoções, estamos aumentando nossa percepção sobre nós mesmos: entendemos o que nos motiva, alegra, entristece, o que queremos e buscamos. Talvez as distrações e a facilidade com que sucumbimos a elas seja um mecanismo para fugir de nós mesmos. Já pensou nisso?
1. Mais empatia e paciência
Quando focamos no presente, conseguimos identificar tudo o que passa despercebido em momentos difíceis da vida. Assim, você enxerga a situação com um todo e vê que a realidade vai além do seu controle, o que dá espaço para você canalizar a sua energia em ações positivas, desenvolvendo a empatia e a paciência.
2. Maior produtividade
Quando perdemos tempo pensando em outra coisa se não o agora, estamos perdendo tempo de fazer nosso presente e futuro melhor. Planejar é sempre bom, mas de nada serve se você não coloca esses pensamentos em prática. Com o mindfulness, nós abandonamos projeções e focamos em ações.
3. Controle das emoções
É muito importante entender nossos sentimentos e os motivos que nos levam a tê-los. Isso nos ajuda a desenvolver o autocontrole e tomar decisões mais assertivas. Quanto mais consciência você vai ganhando, melhor se sente consigo mesmo e com o mundo em volta.
4. Identificar padrões
Ao entender melhor a maneira como reage ao entorno, você consegue entender seu funcionamento interno: o que te traz alegria? O que te motiva? O que você não gosta? O que gostaria de mudar? Estes questionamentos ajudam a lidar com diferentes aspectos da vida e reconfigurar a maneira como reage a eles.
5. Desmistificar pensamentos
Nossa mente é poderosa. Mesmo que só ocorram dentro da nossa cabeça, pensamentos podem ter impacto direto da nossa vida. Para bem ou para o mal. Frases negativas, desastres, rejeições… Quantas vezes já não ficamos estressados ou tristes com aquilo que está se passando só na nossa mente? O Mindfulness ajuda a colocar uma barreira no impacto desses pensamentos, nos ajudando a ver com clareza que: pensamentos são só pensamentos e nós temos o poder de mudá-los para o nosso bem-estar.
O Mindfulness pode ser praticado em qualquer momento da nossa vida, desde que estejamos desenvolvendo a nossa atenção. Por exemplo, você pode fazer Mindfulness enquanto cozinha. Ao invés de deixar a televisão ligada, tente ficar em silêncio e se concentrar nas suas ações: sinta o toque dos alimentos, o aroma que sai do cozimento, o barulho da faca cortando as superfícies, veja o colorido do seu prato. Imagine que você esteja fazendo um registro mental de todas as sensações, de forma plena e atenta.
O mesmo vale para outras atividades, como na hora do banho, do almoço, lavando a louça… Mindfulness é uma maneira de encarar a vida, desenvolvida no decorrer do tempo, em atitudes diárias. Pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo os mais inquietos e extrovertidos. O resultado irá trazer mais energia e harmonia independente da sua personalidade.
Porém, caso você queira ter uma ajudinha para incorporar esse novo hábito, listamos alguns aplicativos que podem te guiar:
Insight Timer
Apresenta mais de 4.000 meditações guiadas separadas em categorias como natureza e estresse. Se preferir uma meditação mais silenciosa, é possível ligar um timer e meditar ouvindo sinos ou outros sons relaxantes. O aplicativo traz o conceito de comunidade, mostrando as pessoas meditaram com você ao mesmo tempo.
Aura
Possui o grande diferencial de oferecer um serviço de meditação personalizado. Basta responder um questionário sobre seu nível de estresse e ansiedade, como é sua rotina e a partir daí o aplicativo apresenta a melhor forma de meditação para você.
Omvana
O Omvana dispõe de milhares de meditações. Ele é pago, porém você pode encontrar até 70 meditações gratuitas. São exercícios para ajudar a manter o foco, ter uma noite de sono melhor, relaxar em meio ao estresse, entre outras.
Calm
Além de meditações com direito a sons da natureza e paisagens relaxantes, conta com áudios especiais para induzir o sono. Você escolhe histórias de ficção, música e também sessões especiais para ninar crianças.
Medite.se
Para quem está começando a meditar, o Medite.se é o app ideal. Você pode usar durante poucos minutos por dia e ir aumentando o tempo que medita de acordo com a prática.
Headspace
O Headspace é o aplicativo mais famoso de meditação. Ele dispõe de diversos pacotes com uma série de meditações guiadas para cada momento diferente. O usuário aprende a respirar durante uma crise de ansiedade, relaxar depois ou durante um dia muito estressante, meditação esportiva, para estudantes, entre muitas outras.
https://www.vittude.com/blog/mindfulness-atencao-plena/
https://www.youtube.com/watch?v=_EiAY6zOAIw
https://escolaconquer.com.br/mindfulness-o-que-e-quais-os-beneficios-e-como-praticar/
https://forbes.com.br/colunas/2017/08/5-aplicativos-de-mindfulness-para-ajudar-no-dia-a-dia/
FA-501-20 – Agosto/2020
Busque um médico