Saúde Feminina
Este conteúdo faz parte da causa Saúde Feminina
Saúde Feminina
Você sabe quais são as doenças que mais afetam as mulheres? Algumas delas, seja por estilo de vida ou genética, tem maior propensão a atingir mulheres. Preste atenção à lista a seguir e venha saber quais!
O câncer de mama é uma doença que afeta principalmente as mulheres. Ela é causada por um crescimento anormal de células cancerígenas nos tecidos da mama.
Os sintomas incluem caroços na mama, mudanças na aparência da pele e mudanças no tamanho e forma da mama.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, são estimados 59.700 novos casos a cada ano. No mundo, são estimados 2 milhões de novos casos a cada ano.
A endometriose é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Os sintomas mais comuns incluem dor abdominal, dor durante ou após o sexo, dor no baixo-ventre e dificuldade para engravidar.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil estima-se que cerca de 8 milhões de mulheres sofrem desta doença.
A osteoporose é uma doença caracterizada por uma redução da densidade óssea, tornando os ossos mais fracos e mais propensos a fraturas.
Os principais fatores de risco para a osteoporose são a idade avançada, o baixo consumo de cálcio, o exercício insuficiente e o tabagismo.
Segundo dados da OMS, entre 13% a 18% das mulheres acima de 50 anos sofrem com a osteoporose no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose, embora apenas cerca de 20% saibam ter a doença.
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um grupo de vírus que afetam a pele e as membranas mucosas. Ele é transmitido por meio de contato sexual e pode causar verrugas genitais, bem como outros tipos de câncer genital.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado um número de cerca de 11,7% da população mundial com infecção por HPV. No Brasil, estima-se que entre 25% e 50% da população feminina mundial esteja infectada pelo HPV.
A maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, regredindo entre seis meses a dois anos após a exposição, principalmente entre as mulheres mais jovens. A vacinação é muito importante para combater o surgimento dos tipos de câncer decorrentes da ação do vírus.
A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que pode levar à perda gradual de memória, pensamento e habilidades funcionais. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar e fatores ambientais.
Segundo a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), estima-se que cerca de 1,2 milhões de brasileiros sofram desta doença. No mundo estima-se que aproximadamente 35,6 milhões de pessoas sofram da doença.
A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central caracterizada por lesões desmielinizantes nos neurônios. Os sintomas incluem fraqueza muscular, fadiga, visão turva, dificuldade de locomoção, tontura, alterações na sensibilidade e dificuldade de concentração.
Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, estima-se que no Brasil aproximadamente 40 mil pessoas sofram desta doença. No mundo estima-se que cerca de 2,8 milhões de pessoas sofram desta doença.
Lembre-se de sempre consultar um especialista! Leia mais textos informativos em nosso blog.
Dia Mundial da Osteoporose: data faz alerta sobre a doença. Fonte: https://www.unasus.gov.br/noticia/dia-mundial-da-osteoporose-data-faz-alerta-sobre-doenca#:~:text=Ela%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a%20cr%C3%B4nica,com%20a%20osteoporose%20no%20mundo. Acesso em 17 mar 2023.
Números do câncer. Instituto Nacional de Câncer (INCA). https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros
Acesso em 17 mar 2023.
Esclerose múltipla. Biblioteca Virtual em Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://bvsms.saude.gov.br/eu-me-conecto-nos-nos-conectamos-30-5-dia-mundial-da-esclerose-multipla/#:~:text=A%20esclerose%20m%C3%BAltipla%20(EM)%20%C3%A9,pessoas%20vivem%20com%20a%20doen%C3%A7a.
Acesso em 17 mar 2023.
Saúde das mulheres no Brasil: subsídios para as políticas públicas de saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0303/pdfs/IS23(3)079.pdf
Acesso em 17 mar 2023.
Fevereiro Roxo: lúpus e fibromialgia acometem mais mulheres. https://noticias.cruzeirodosuleducacional.edu.br/fevereiro-roxo-lupus-e-fibromialgia-acometem-mais-mulheres/
Acesso em 17 mar 2023.
Busque um médico