Este conteúdo faz parte da causa Saúde Feminina

Saúde Feminina

Mês da mulher: 6 doenças que mais ocorrem nas mulheres

Você sabe quais são as doenças que mais afetam as mulheres? Algumas delas, seja por estilo de vida ou genética, tem maior propensão a atingir mulheres

Você sabe quais são as doenças que mais afetam as mulheres? Algumas delas, seja por estilo de vida ou genética, tem maior propensão a atingir mulheres. Preste atenção à lista a seguir e venha saber quais!

 

As 6 doenças que mais atingem as mulheres

 

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que afeta principalmente as mulheres. Ela é causada por um crescimento anormal de células cancerígenas nos tecidos da mama.

Os sintomas incluem caroços na mama, mudanças na aparência da pele e mudanças no tamanho e forma da mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, são estimados 59.700 novos casos a cada ano. No mundo, são estimados 2 milhões de novos casos a cada ano.

 

Endometriose

A endometriose é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Os sintomas mais comuns incluem dor abdominal, dor durante ou após o sexo, dor no baixo-ventre e dificuldade para engravidar.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil estima-se que cerca de 8 milhões de mulheres sofrem desta doença.

 

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada por uma redução da densidade óssea, tornando os ossos mais fracos e mais propensos a fraturas.

Os principais fatores de risco para a osteoporose são a idade avançada, o baixo consumo de cálcio, o exercício insuficiente e o tabagismo.

Segundo dados da OMS, entre 13% a 18% das mulheres acima de 50 anos sofrem com a osteoporose no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose, embora apenas cerca de 20% saibam ter a doença.

 

HPV

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um grupo de vírus que afetam a pele e as membranas mucosas. Ele é transmitido por meio de contato sexual e pode causar verrugas genitais, bem como outros tipos de câncer genital.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado um número de cerca de 11,7% da população mundial com infecção por HPV. No Brasil, estima-se que entre 25% e 50% da população feminina mundial esteja infectada pelo HPV.

A maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, regredindo entre seis meses a dois anos após a exposição, principalmente entre as mulheres mais jovens. A vacinação é muito importante para combater o surgimento dos tipos de câncer decorrentes da ação do vírus.

 

Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que pode levar à perda gradual de memória, pensamento e habilidades funcionais. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar e fatores ambientais.

Segundo a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), estima-se que cerca de 1,2 milhões de brasileiros sofram desta doença. No mundo estima-se que aproximadamente 35,6 milhões de pessoas sofram da doença.

 

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central caracterizada por lesões desmielinizantes nos neurônios. Os sintomas incluem fraqueza muscular, fadiga, visão turva, dificuldade de locomoção, tontura, alterações na sensibilidade e dificuldade de concentração.

Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, estima-se que no Brasil aproximadamente 40 mil pessoas sofram desta doença. No mundo estima-se que cerca de 2,8 milhões de pessoas sofram desta doença.

 

Achou interessante? Leia mais em nosso blog.

Lembre-se de sempre consultar um especialista! Leia mais textos informativos em nosso blog.

 

Fontes:

Referências Bibliográficas:

Dia Mundial da Osteoporose: data faz alerta sobre a doença. Fonte: https://www.unasus.gov.br/noticia/dia-mundial-da-osteoporose-data-faz-alerta-sobre-doenca#:~:text=Ela%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a%20cr%C3%B4nica,com%20a%20osteoporose%20no%20mundo. Acesso em 17 mar 2023.

Números do câncer. Instituto Nacional de Câncer (INCA). https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros
Acesso em 17 mar 2023.

Esclerose múltipla. Biblioteca Virtual em Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://bvsms.saude.gov.br/eu-me-conecto-nos-nos-conectamos-30-5-dia-mundial-da-esclerose-multipla/#:~:text=A%20esclerose%20m%C3%BAltipla%20(EM)%20%C3%A9,pessoas%20vivem%20com%20a%20doen%C3%A7a.
Acesso em 17 mar 2023.

Saúde das mulheres no Brasil: subsídios para as políticas públicas de saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0303/pdfs/IS23(3)079.pdf
Acesso em 17 mar 2023.

Fevereiro Roxo: lúpus e fibromialgia acometem mais mulheres. https://noticias.cruzeirodosuleducacional.edu.br/fevereiro-roxo-lupus-e-fibromialgia-acometem-mais-mulheres/
Acesso em 17 mar 2023.

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

Gestação e estrias: como evitar e tratar o problema

Durante a gestação, as estrias são uma preocupação para muitas futuras mamães. Isso acontece porque, com o crescimento do bebê, a pele é esticada.

Leia mais
Câncer de colo de útero: como detectar os primeiros sinais e a importância dos exames anuais

O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil, principalmente devido ao diagnóstico tardio.

Leia mais
HPV: o que é, tratamento e principais sintomas

O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma infecção viral comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Leia mais
Coceira vaginal: principais causas

A coceira vaginal é um sintoma comum que pode afetar mulheres de todas as idades. Ela pode ser causada por uma série de fatores, incluindo infecções.

Leia mais
28/05 – Saúde da mulher – Conheça as doenças que mais afetam as mulheres

A saúde da mulher é um tema muito importante e que deve ser discutido constantemente. Com o objetivo de promover a conscientização.

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos