Ter um estilo de vida saudável inclui boas práticas relacionadas à alimentação, atividade física e acompanhamento médico durante todo o ano. Isso significa que você pode tirar férias, mas a sua saúde não.
Embora seja comum dar uma “afrouxada” nas regras neste período, é fundamental não descuidar completamente da saúde, especialmente se você possui algum problema de saúde ou faz o uso de medicamentos contínuos.
Continue a leitura e entenda como não descuidar da saúde nas férias.
Tudo bem, você está de férias e pode ser que saia um pouco da linha, especialmente se está viajando. Conhecer restaurantes, experimentar comidas típicas e tomar um café da manhã com tudo que você tem direito pode acontecer, desde que você tenha atenção a alguns detalhes.
Você não precisa deixar de comer o que gosta, desde que inclua frutas, verduras, carboidratos e proteínas na sua alimentação. Prefira os cereais integrais e alterne alimentação saudável com os “exageros”. Outro detalhe importante é não pular refeições para compensar o exagero. A estratégia não só não é recomendada para manter o peso, como pode levar a problemas de saúde.
Se estiver fora de casa, planeje comprar snacks saudáveis para carregar na mochila ou abastecer o frigobar do hotel. Nas estações quentes, consuma alimentos leves, que inclusive trazem mais disposição para você aproveitar a viagem. Não se esqueça de consumir bastante água e carregar a garrafinha sempre com você.
O uso do filtro solar é recomendado mesmo nos dias frios e nublados. Portanto, sempre que sair durante o dia, aplique uma camada generosa. Evite a exposição solar entre 10h e 16h e se entrar na água, reaplique o protetor solar sempre que necessário. Leve um pós sol na mala para o caso de queimaduras.
Nas férias aumentam os casos de micose, afinal, com um maior número de pessoas frequentando hotéis, clubes e piscinas e com o calor, os fungos se proliferam com mais facilidade. Siga as seguintes recomendações para evitar o problema:
As férias chegaram e tudo o que você mais deseja é descansar, inclusive dos exercícios. Mas que tal apostar em atividades físicas alternativas? Nadar, caminhar ao ar livre, trocar o elevador pelas escadas e andar de bicicleta também são maneiras de se manter em movimento mesmo nas férias.
Não é preciso fazer exercícios de alta intensidade nesse período se você não desejar, mas é importante driblar o sedentarismo.
A pandemia causada pela Covid-19 ainda não acabou. Além disso, casos de gripe costumam aumentar nas férias do meio do ano ou em viagens para regiões frias. É importante continuar seguindo os protocolos de saúde. Higienize as mãos constantemente, faça o uso de máscaras em locais fechados e evite aglomerações.
Tome cuidado com doenças endêmicas transmitidas por mosquitos. Nessas regiões, utilize trajes apropriados, repelente e viaje com todas as suas vacinas em dia. Nada pior do que deixar de aproveitar a sua viagem por descuido, não é mesmo?
Independente das suas férias serem no verão ou no inverno, seguir essas dicas te garante mais saúde para aproveitar os passeios ou descansar. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.
Busque um médico