Bem-estar

Dia nacional da saúde: 5 dicas para melhorar sua qualidade de vida

A nossa saúde precisa estar em primeiro lugar! Afinal de contas, sem ela, não conseguimos obter sucesso nas mais diversas áreas da vida...

A nossa saúde precisa estar em primeiro lugar! Afinal de contas, sem ela, não conseguimos obter sucesso nas mais diversas áreas da vida. Com o intuito de melhorar ainda mais a sua qualidade de vida, neste post preparamos 5 dicas práticas para você ter mais saúde e tranquilidade. Confira!

1. Pratique exercícios físicos

Como bem sabemos, a prática de exercícios físicos consegue promover ainda mais disposição para as atividades do dia a dia. Sem contar que, manter o corpo sempre ativo pode contribuir com a redução de doenças severas, como diabetes, hipertensão e até mesmo a obesidade.

Por esse motivo, busque movimentar o seu corpo através de exercícios aeróbicos — como caminhadas e corrida — musculação, natação, e outras modalidades de esportes. O mais importante é ter uma rotina de atividades ativa, a fim de que seu organismo esteja sempre trabalhando para manter sua saúde em dia.

2. Não se esqueça de dormir bem

Repor as energias depois de um longo e cansativo dia é fundamental para o organismo!

Afinal, um corpo que não descansa, ou não descansa o suficiente para realizar as próximas atividades do dia, pode acabar aumentando o apetite por alimentos menos saudáveis e extremamente calóricos. Assim, tendemos a reduzir o nosso metabolismo e se fatigar com mais frequência.

Por esse motivo, observe o seu corpo e estipule a quantidade de horas necessárias para dormir bem. Em média, o recomendado é tirar cerca de 8 horas de sono nos dias atuais para manter o corpo e a mente saudáveis.

3. Pratique meditação

Estudos já comprovam que práticas meditativas, especialmente pela manhã, tendem a reduzir os níveis de cortisol no sangue (hormônio causador do estresse) e aumentar os níveis de dopamina (hormônio do prazer e satisfação).

Além disso, a meditação melhora a cognição, concentração e a oxigenação no sangue, tornando-os ainda mais dispostos a seguir com nossas atividades diárias.

Além disso, é um exercício mental, ou seja, não apenas beneficia o nosso corpo, mas como também o nosso cérebro, reduzindo a ansiedade, crises depressivas e outros tipos de doenças mentais que são adquiridas/desenvolvidas ao longo da vida.

4. Tenha contato com a natureza

Para aliviar o estresse e deixar a ansiedade de lado, uma ótima opção é buscar regularmente um contato direto com a natureza! Por esse motivo, busque ares frescos, procure locais mais afastados da vida agitada da cidade grande e aprecie o silêncio.

Ter um tempo para apreciar a natureza e caminhar por ela promove mais saúde e bem-estar. Sem contar que é um ótimo remédio para aliviar dores musculares causadas pelo estresse e reduzir os níveis de cortisol em nosso organismo.

5. Passe mais tempo com pessoas que gosta

Qualidade de vida também é estar perto de pessoas que apreciamos! Por isso, tire um tempo para estar perto de familiares e amigos. Os seres humanos carecem de contato social regularmente, e essa interação é muito importante para o nosso bem-estar, independente do lugar. Portanto, passe mais tempo com seus entes queridos.

Gostou das dicas? Para ter acesso a mais conteúdos relacionados ao tema, acesse agora mesmo o nosso blog e amplie o seu conhecimento sobre o assunto.

Fontes:

Referências Bibliográficas

  • https://vivamais.cemigsaude.org.br/como-melhorar-qualidade-de-vida/
  • https://blog.psicologiaviva.com.br/qualidade-de-vida/

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

Doenças em retorno: o perigo da baixa cobertura vacinal

A vacinação é uma das maiores conquistas da humanidade no combate às doenças infecciosas.

Leia mais
Importância do protetor solar: quem está mais predisposto?

O uso de protetor solar é um dos hábitos mais importantes para a saúde da pele, sendo essencial não apenas em dias ensolarados, mas em qualquer época.

Leia mais
Entenda quais os tipos de câncer de pele e como se prevenir

O câncer de pele é uma das doenças mais comuns no Brasil e no mundo, e suas causas estão principalmente relacionadas à exposição solar inadequada.

Leia mais
11/10 – Dia da Obesidade: como o excesso de peso agrava outros problemas de saúde

O Dia da Obesidade, celebrado em 11 de outubro, é uma oportunidade para refletir sobre o impacto do excesso de peso na saúde.

Leia mais
Dia da Osteoporose: a importância do tratamento multidisciplinar

O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma oportunidade essencial para conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos